Dermatologia

Cuidados com a pele: 5 dicas de como reduzir a flacidez

Você sofre com a carência de firmeza na pele ou fica constrangido quando percebe que falta sustentação em seus músculos? A flacidez é um problema muito comum que atinge, principalmente, mulheres e é um dos sinais do envelhecimento precoce.

Porém, com os cuidados certos, você conseguirá combater esse problema que afeta diretamente sua autoestima. Para lhe ajudar com isso, listamos 5 dicas de como reduzir a flacidez. Confira!

O que é a flacidez?

Um dos indicadores do envelhecimento precoce, a flacidez é a falta de firmeza da pele ou músculo. Ela acontece por diversos fatores e resulta em um tecido com aparência frouxa e caída.

A flacidez pode estar presente em várias regiões do corpo e também no rosto. Além disso, é considerada um problema estético comum que acontece com maior frequência em mulheres.

Por que ela acontece?

A principal causa do problema é a diminuição das fibras de colágeno e elastina, tecidos que dão sustentação e firmeza à pele. Essa redução ocorre por diversos fatores internos, sendo a idade, o principal deles. A partir dos 50 anos, o organismo passa a produzir somente 35% do colágeno necessário para manter a pele firme.

Já nos casos de flacidez corporal, a principal causa é o sedentarismo e diminuição do tônus muscular. Além de fatores genéticos, maus hábitos influenciam na firmeza da pele. Por exemplo, pessoas que fumam e não têm uma alimentação equilibrada podem sofrer com o problema. Fatores hormonais e estresse também geram flacidez.

Como reduzir a flacidez?

Separamos 5 dicas para você entender como evitar e reduzir os problemas de flacidez na sua pele. Confira abaixo.

1. Faça exercícios físicos

Os exercícios são os grandes aliados no combate à flacidez da pele. Eles dão mais firmeza para pernas, barriga, bumbum e braços. Os mais indicados são:

  • agachamentos;
  • levantamento de pernas;
  • subida de escadas;
  • corridas leves e moderadas;
  • musculação.

Para o rosto, a dica são as massagens faciais, exercícios para fortalecer a musculatura das bochechas e lábios e colocar a face em água fria para aumentar a circulação sanguínea.

2. Abandone o cigarro

Fumar é um péssimo hábito e traz muitos malefícios para a saúde e o aspecto da pele. O cigarro, além de provocar flacidez, deixa a pele sem vida e sem cor.

Os resultados de parar de fumar podem ser vistos facilmente, e você perceberá sua pele com mais viço, firmeza e vida.

3. Controle sua alimentação

Manter uma alimentação regrada também trará uma redução da flacidez na pele. Pessoas que ingerem muitas frituras, gorduras, refrigerantes e bebidas alcoólicas absorvem menos nutrientes, vitaminas e colágeno.

Busque por alimentos que ajudem seu corpo a produzir mais fibras elastinas, como:

  • gelatina;
  • frutas vermelhas;
  • aveia;
  • frutas cítricas.

O consumo de proteína também fará com que seu corpo queime mais gordura, diminuindo, assim, os sinais da flacidez.

4. Busque por tratamentos estéticos

Tratamentos estéticos como a crioterapia, carboxiterapia e radiofrequência, aliados a uma rotina de exercícios físicos, têm mostrado excelentes resultados no combate à flacidez.

A radiofrequência auxilia na formação de novas fibras de colágeno, conferindo sustentação e firmeza à pele. É indicada, principalmente, no combate à flacidez abdominal pós-parto.

5. Aposte nos suplementos de colágeno

Além de apostar em uma alimentação rica e equilibrada, é possível fazer a suplementação de colágeno. Essa é uma boa forma de garantir a ingestão necessária ao longo do dia.

Os suplementos de colágeno são facilmente encontrados e podem ser tomados em forma de cápsulas, comprimidos ou pó.

É mais fácil evitar a flacidez do que combatê-la, por isso, mantenha uma alimentação equilibrada, uma rotina de exercícios físicos e hábitos saudáveis, assim, sua pele ganhará mais firmeza e sustentação.

Agora que você já sabe como reduzir a flacidez, confira também nosso artigo sobre cuidados com a pele no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *