Quem costuma seguir hábitos saudáveis já deve saber que os antioxidantes são muito importantes para combater os terríveis radicais livres. Além disso, eles são essenciais no tratamento do envelhecimento precoce da pele, minimizando rugas e flacidez e a protegendo dos agentes externos, como radiação solar e poluição.
Mas, afinal, por que os radicais livres são tão temidos? Para responder essa pergunta, é preciso entender como eles atuam e como podem trazer efeitos negativos quando aparecem em grandes quantidades no organismo. Assim, também é possível entender a importância dos antioxidantes no combate a esses grandes vilões.
Quer saber como combater o envelhecimento precoce e conquistar uma pele muito mais bonita e saudável com a ajuda dessas substâncias? Então, continue a leitura e confira!
O que são antioxidantes?
Os antioxidantes são moléculas capazes de neutralizar os radicais livres responsáveis pela oxidação das células, processo que causa os sinais da idade, como rugas e linhas de expressão.
Assim, conseguem combater o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir algumas doenças, como câncer, Alzheimer e complicações cardíacas e pulmonares. Além disso, impedem que os radicais livres ataquem as células e as lesionem, reparando certos danos e reconstituindo as que foram danificadas.
Existem duas espécies de antioxidantes:
- os não enzimáticos, como as vitaminas A, C e E, o betacaroteno, os carotenoides, o licopeno, o ômega-3, o selênio e os flavonoides, que são encontrados, principalmente, nos alimentos;
- e os enzimáticos, produzidos naturalmente pela pele.
De que forma eles atuam?
Como os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo, todo ser humano conta com enzimas que ajudam a acabar com o excesso, mantendo o organismo equilibrado. O problema é que alguns fatores externos podem fazer com que o número dessas moléculas se torne consideravelmente maior, o que impossibilita o organismo de se livrar de todas elas.
De maneira geral, o aumento dos radicais livres está associado a um estilo de vida nada saudável, como dietas regadas a álcool, cigarro ou alimentos muito gordurosos ou com aditivos químicos. Além disso, a poluição das grandes cidades, o estresse ou, até mesmo, a radiação podem fazer com que os radicais livres apareçam em excesso no corpo.
A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que são capazes de regular a quantidade desses agentes prejudiciais no organismo. Assim, também colaboram para a redução da situação de estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes), combatem o envelhecimento e protegem a pele de agentes agressores externos, como raios solares, poluição e fotossensibilidade.
Como isso ajuda no combate ao envelhecimento precoce?
Se hábitos ruins fazem com que o número de radicais livres cresça, ter uma rotina mais saudável proporcionará que voltem à sua normalidade. Para isso, é preciso manter uma dieta balanceada e rica em antioxidantes, além de praticar exercícios regularmente.
Esses agentes são de grande importância no aumento da defesa do organismo contra os radicais livres, impedindo a sua formação e evitando os danos provocados diariamente na pele.
Além de ajudarem a reparar o colágeno e estimular o desenvolvimento de novas fibras de sustentação, auxiliam na diminuição das rugas e regulam a produção excessiva de melanina, uniformizando o tom da cútis e deixando-a mais luminosa e viçosa.
Outra ação importante dos antioxidantes é a capacidade de potencializar a proteção solar, já que o filtro não protege totalmente contra os danos causados pelos raios UVA e UVB. Eles ajudam a diminuir o impacto da radiação do sol na pele, protegendo-a de seus malefícios.
Em quais alimentos são encontrados?
Como foi citado, os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes naturais, e uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos fornece para o corpo a quantidade necessária para prevenir doenças.
Alguns exemplos são:
- acerola;
- laranja;
- limão;
- morango;
- abacaxi;
- uva;
- tomate;
- couve;
- rúcula;
- agrião;
- brócolis;
- cenoura;
- arroz;
- trigo;
- linhaça;
- chia;
- gergelim;
- castanha-do-pará;
- castanha-de-caju.
Qual é a importância de inseri-los na dieta?
Manter uma boa alimentação é muito importante para garantir que o organismo tenha um bom funcionamento, já que os alimentos antioxidantes são essenciais para a saúde da pele e demais partes do corpo. Sendo assim, consumir alimentos ricos nessas substâncias ajuda a prevenir os mais diversos tipos de doenças, inclusive o câncer.
A vitamina C, que pode ser encontrada na laranja e no limão, protege a pele contra os danos causados pela exposição aos raios UVA e UVB. Enquanto isso, a vitamina E, presente em alguns grãos e sementes, pode impedir danos causados pelos radicais livres associados a doenças como catarata ou artrite.
Os flavonoides, responsáveis pela eliminação dos radicais livres do nosso organismo, são capazes de prevenir doenças cardiovasculares e podem ser encontrados em sucos de uva e vinhos tintos.
Já o betacaroteno, presente em alimentos de cor amarelada ou alaranjada e nos vegetais escuros, também age como antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.
Os antioxidantes também podem ser encontrados de outras formas?
Você também poderá encontrar os antioxidantes em suplementos e em alguns dermocosméticos anti-idade, que contribuem para manter a pele saudável e jovem por muito mais tempo.
Alguns exemplos de medicamentos ricos em antioxidantes são os suplementos multivitamínicos, como os de ômega-3 e 6, vitamina C e Gynostemma pentaphyllum — que também atua como um coadjuvante na perda de peso e no tratamento da diabetes. Já os dermocosméticos podem ser utilizados para prevenir o envelhecimento precoce e são ideais para todos os tipos de pele.
Devido ao seu grande potencial anti-idade, esses produtos combatem o aparecimento de rugas e linhas de expressão precocemente e ainda reduzem a má aparência da pele. Então, conte com a ajuda de um dermatologista, faça as melhores escolhas e aproveite todos os benefícios que podem proporcionar.
Por fim, é importante lembrar que, uma vez que as pessoas têm necessidades vitamínicas diferentes, tomar suplementos em cápsulas, por mais que sejam medicamentos naturais, não é recomendável para todos os casos.
Portanto, a suplementação de antioxidantes deverá ser feita de acordo com a orientação de um médico ou nutricionista. Além disso, é necessário manter hábitos saudáveis para que os efeitos benéficos dessas substâncias sejam alcançados com sucesso.
E aí, gostou de conhecer todos os benefícios dos antioxidantes no combate ao envelhecimento precoce? Quer mais informações sobre beleza, saúde e bem-estar? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e mantenha-se sempre bem informado. Até a próxima!
Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!