Dermatologia

Máscaras faciais: entenda como usar e quais as vantagens

Você já deve ter se perguntado sobre como deixar a pele mais bonita e saudável, não é mesmo? Além de beber bastante água e ter uma alimentação balanceada, as máscaras faciais são ótimas opções para ajudar nesse processo. Tudo isso devido a presença de grandes ingredientes ativos, que as tornam muito mais eficazes que os cremes de hidratação comuns.

Essas máscaras possuem ação rápida, aceleram os tratamentos dermatológicos, potencializam os resultados de diferentes procedimentos estéticos e são nutritivas. Além disso, hidratam, desintoxicam, limpam, acalmam, melhoram a circulação e repõem as vitaminas e os nutrientes da pele do rosto, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Se você ainda tem dúvidas sobre como inserir esse produto à sua rotina de beleza e quais as suas principais vantagens, não deixe de acompanhar esse artigo. Fique por dentro dos detalhes. Confira!

Quais são as principais características e vantagens das máscaras faciais?

No mercado, existem várias opções de máscaras que beneficiam todos os tipos de pele. Se a sua for mais oleosa, existem as versões que promovem uma limpeza mais profunda e diminuem o aspecto brilhante graças aos ativos que regulam a produção de sebo, desobstruem os poros e minimizam possíveis espinhas.

Também existem opções ricas em antioxidantes e vitamina C, que previnem e combatem o envelhecimento precoce e diminuem a aparência cansada do rosto, além das versões hidratantes e nutritivas, que reequilibram e devolvem o brilho e a maciez das peles mais secas.

Como fazer a melhor escolha?

A escolha correta das máscaras faciais é bem pessoal e pode fazer toda a diferença no resultado final do tratamento. Como já foi citado, na hora de decidir o cosmético ideal, deve-se considerar a textura da pele: se for mais oleosa, é indicado optar por máscaras mais finas, como as de sérum, que melhoram a sua aparência sem deixa-la pesada.

Se for mais seca, deverá investir em produtos mais consistentes e com ação hidratante, e caso seja normal, basta procurar aquelas que sejam mais leves e balanceadas, para não desequilibra-la. Nada de exageros!

Você também poderá levar em conta a sua faixa etária e o seu estilo de vida: se passa muito tempo embaixo do sol, deverá escolher máscaras que recuperem a hidratação que foi retirada pelos raios solares, e se tiver mais de 40 anos, estará permitido abusar de produtos que contenham colágeno na fórmula, para ajudar a manter a firmeza da pele por mais tempo.

Como e quando devem ser aplicadas?

Por terem mais ativos que os cremes faciais, as máscaras possuem efeito rápido e intenso. Devem ser aplicadas na pele limpa e seca, de uma a duas vezes por semana — dependendo da composição e da necessidade — ou após algum procedimento estético facial (como peelings e lasers) para potencializar os efeitos. Passe uma fina camada e cubra todo o rosto. Espere o tempo indicado na embalagem e enxágue bem, retirando todo o produto.

Normalmente, é possível ver as vantagens do produto logo após sua primeira utilização. No entanto, para conquistar uma cútis mais equilibrada e saudável, é preciso manter outros cuidados, como limpeza ideal, esfoliações e muita proteção solar.

Além disso, antes de começar algum tratamento com máscaras faciais, é indicado procurar um dermatologista — assim, ele poderá identificar as necessidades de sua pele com maior precisão e escolher a opção mais adequada para o seu problema.

E aí, gostou de saber sobre as máscaras faciais e todos os seus benefícios? Então, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com a gente o que achou desse assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *