Você sabia que não é só quem possui algum parente calvo que pode sofrer com a queda de cabelo? Existem diversas causas, além da genética, que podem fazer você perder mais fios do que o comum. Estresse, distúrbios hormonais, uma alimentação desbalanceada e reflexo pós-operatório são apenas algumas delas.
Contudo, você não precisa ficar de braços cruzados enquanto observa o problema aumentar, na verdade, existem algumas ações que podem ser tomadas para evitar queda de cabelo. Confira 9 dicas agora mesmo!
1. Não prenda o cabelo molhado
Prender o cabelo molhado e dormir sem secar o cabelo totalmente não são causas da queda de fios. Contudo, tais hábitos contribuem indiretamente para a ocorrência desse problema.
Os cabelos úmidos e abafados são mais propícios para o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem levar à queda do cabelo. Além disso, tal hábito também leva a outros problemas capilares, como a caspa.
2. Evite bonés e chapéus
A sugestão de evitar bonés e chapéus acontece por conta do mesmo problema de tornar o seu cabelo um local propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.
Nesse caso, essas peças de vestuário contribuem para transformar a sua cabeça em uma verdadeira estufa, pois impedem o calor de sair e estimulam o suor. Um local quente e úmido é perfeito para o desenvolvimento de micro-organismos.
3. Fuja do estresse
Sua rotina anda muito estressante? Então, é uma boa ideia você buscar reverter esse quadro, pois o estresse pode ser um causador da queda de cabelo. Ele torna o nosso corpo menos vigilante, o que contribui para a baixa da imunidade. Isso pode fazer com que o seu cabelo caia sem motivo aparente.
Logo, relaxar é uma dica de ouro para manter os seus cabelos saudáveis. Pratique atividades físicas e tenha uma vida social ativa para ajudar a equalizar o estresse.
4. Mantenha uma boa alimentação
Já ouviu a frase “somos o que comemos”? Ela está certa. O reflexo do que comemos aparece em todo o nosso corpo, e com o cabelo não é diferente. Uma alimentação desregrada, rica em gordura e carboidratos, não ajuda a manter o seu cabelo saudável. Na verdade, contribui para o aumento da oleosidade.
Uma dieta balanceada é a chave para evitar a queda capilar. Produtos ricos em proteínas ajudam bastante nesse caso, já que o cabelo é composto, em sua maior parte, por queratina. Ela nada mais é do que uma proteína, por isso se abastecer desse nutriente ajuda em sua reposição.
Outro item importante é o ferro, já que a ausência desse elemento pode causar a queda capilar. Não é à toa que, durante a gestação e períodos menstruais, que é quando o corpo feminino enfrenta baixas de ferro no organismo, a mulher percebe a queda de cabelos com mais frequência.
Por isso, não deixe esse mineral faltar no seu organismo.
5. Evite químicas no cabelo
Sabemos que certos produtos cosméticos fazem parte da rotina da beleza, como tintura para cabelo e químicos para alisamento. Entretanto, quando estamos falando em evitar a queda dos fios, o uso de tais produtos é prejudicial.
Mesmo que feita da maneira correta, qualquer ação externa de químico no cabelo leva à uma fragilização. Portanto, o ideal é se manter distante dessa prática se você deseja evitar queda de cabelo.
Se isso não for possível e você ainda quiser experimentar variações do seu cabelo, faça-as com moderação.
6. Use fórmulas manipuladas
Uma forma eficaz de evitar a queda de cabelo é fazer o uso de remédios manipulados. Eles possuem a função de estimular folículos capilares, favorecendo o crescimento e também impulsionando a vascularização na região, permitindo uma melhor oxigenação na área.
Os remédios manipulados têm a vantagem de poderem associar vários ativos na mesma fórmula, assim você não precisa tomar vários remédios de uma vez. Além disso, ele também pode ser manipulado em diferentes formas.
Nesse caso, ele pode ser de uso oral, como os suplementos vitamínicos para cabelos; ou tópico, com aplicação direto na área afetada, como o minoxidil. Ambas são formas recomendadas por dermatologistas e consagradas para combater a queda de cabelo por meio de fórmulas manipuladas.
7. Beba água
Essa é outra dica simples, mas que muitas vezes é negligenciada. Beber a quantidade correta de água pode trazer diversos benefícios ao corpo, inclusive evitar a queda de cabelos.
A falta de hidratação ideal leva a cabelos opacos e sem vida, ou seja, fragilizados. Dessa forma, estão mais propensos à queda. Assim, o melhor a fazer é manter a hidratação em dia.
8. Leve bem os seus cabelos
A oleosidade do cabelo é algo natural, porém, quando em excesso ela pode ter efeitos negativos. A sua presença em demasia aumenta a proliferação de fungos e a descamação do couro cabeludo, o que faz com que os fios caiam antes da hora.
Sendo assim, a dica é lavar muito bem os cabelos. Na hora de enxaguar, tenha certeza de que retirou todos os produtos utilizados. Os resíduos de xampu e condicionador podem levar a um aumento da oleosidade.
Porém, tenha cuidado também com o excesso de lavagens. Não há uma medida ideal de lavagem de cabelo na semana. O certo é fazer isso sempre que ele estiver sujo. Isso pode significar lavar 2 vezes na semana ou todos os dias, caso possua cabelo oleoso. Mas, não pense que lavar muito é a melhor solução.
Tal ato pode ter o efeito contrário. Pela falta da oleosidade natural dos fios, isso pode estimular o couro cabeludo a produzir ainda mais óleo e, certamente, não é isso que você deseja que aconteça.
9. Penteie o cabelo
Essa é uma atitude muito simples, mas que pode auxiliar muito nesse processo. Pentear o cabelo auxilia na melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo, o que favorece o desenvolvimento saudável dos fios.
Além disso, essa ação também ajuda a distribuir bem os óleos naturais por todo o cabelo, evitando o acúmulo em uma única região. Dê preferência a pentes de materiais naturais e que não machuquem a sua cabeça.
Viu só como dicas simples podem ajudar a manter a saúde dos fios e evitar a queda de cabelo? Coloque-as em prática agora mesmo!
Curtiu as dicas? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário e compartilhe conosco!
Leia Também:3 benefícios da vitamina C que você precisa conhecer - Dicas de saúde, nutrição, nutrição para o esporte, dietas e novidades no setor de manipulação de ativos farmacêuticos e nutricionais.