Vários fatores podem influenciar o processo de perda de peso, como alimentação, atividades físicas, condição de saúde, consumo de água, hormônios e não menos importante: o metabolismo. Mas você sabe o que é isso e como funciona?
O metabolismo pode ser resumido como a maneira que nosso organismo digere as calorias dos alimentos. Quando se é jovem ele é mais rápido — por esse motivo muitos adolescentes comem em maior quantidade sem engordar —, mas com o passar do tempo tende a ficar mais devagar, especialmente após os 30 anos.
Por conta disso, cada vez mais pessoas vêm pesquisando sobre como acelerar o metabolismo para facilitar o processo de emagrecimento. Algumas mudanças de hábitos, rotinas e alimentação adequada podem ajudar.
Pensando nisso, resolvemos criar este post com dicas para acelerar o metabolismo naturalmente e facilitar o processo de emagrecimento. Confira!
Consuma alimentos termogênicos
Você já deve ter ouvido alguém que está em processo de perda de peso comentar sobre produtos termogênicos ou até visto esse termo em algum lugar. Pois bem, tratam-se de alimentos que ao serem ingeridos exigem que o corpo trabalhe mais para a fazer a digestão. Dessa maneira, o organismo aumenta a queima de calorias e gorduras.
Algumas opções com efeito termogênico são canela, gengibre, chá-verde ou preto, pimenta e café. Você pode consumi-los frescos, em forma de chás ou de suplementos.
Beba bastante água
Parece uma dica boba ou alguma coisa que você escuta o tempo inteiro, mas beber muita água e manter-se hidratado contribui para acelerar o metabolismo. Aumentar a saciedade, controlar o apetite, diminuir o inchaço são alguns dos benefícios que o consumo de água tem no processo de emagrecimento.
Inclusive, você sabia que a água gelada faz com que o metabolismo acelere ainda mais? Pode parecer estranho, mas a explicação é bem simples: quando consumimos bebidas geladas, forçamos nosso corpo a trabalhar mais na queima de calorias para que o organismo mantenha a temperatura em níveis normais.
Durma bem
É durante o sono que o corpo consegue repor as energias, atuar na recuperação dos músculos e restaurar/melhorar os sistemas metabólicos.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Chicago, dormir bem pode afetar diretamente o funcionamento do seu metabolismo. Afinal, em noites mal dormidas o organismo aumenta a produção do hormônio grelina, que é responsável por aumentar o estoque de gorduras e diminuir a sensação de saciedade.
Faça exercícios físicos
A prática de atividades físicas aliada a uma dieta balanceada é essencial para emagrecer e acelerar o metabolismo. Manter uma alimentação rica em fibras e proteínas faz com que o corpo precise se esforçar mais para realizar a digestão, da mesma maneira que a prática de exercícios físicos estimula o organismo a produzir mais energia por meio da queima de calorias.
Outra dica para quem quer saber como acelerar o metabolismo e perder peso é manter um gasto calórico maior que a quantidade de calorias ingeridas. Assim o corpo tem que queimar gordura para produzir energia ao invés de obtê-la dos alimentos. Para isso, consulte um especialista que possa indicar a melhor dieta para você.
E aí, o que achou das informações do post? Aproveita e comenta abaixo qual das dicas é a sua favorita!
Leia Também:Detoxificação: saiba o que é e aprenda de vez como eleiminar as toxinas do corpo
Leia Também:Emagrecedores em cápsulas: aprenda definitivamente como tomar no seu dia-a-dia
Leia Também:Prática de esportes em Brasília: 8 lugares para fazer atividades físicas no DF
Leia Também:Reposição de Cálcio: como fazer, os alimentos ricos em cálcio, como ele age