Você sabe quais são as normas para manipular medicamentos?
Posted in Saúde

Provavelmente, você já ouviu falar das farmácias de manipulação, não é mesmo? Mas, talvez, nunca tenha parado para pensar na diferença entre os remédios produzidos por lá e os industrializados.

Será que existe alguma vantagem ou desvantagem? Quais são as normas para manipular medicamentos?

Quer saber as respostas para as perguntas acima? Então, prossiga com a leitura deste artigo!

O que é uma farmácia de manipulação?

Diferentemente das farmácias convencionais, as de manipulação não revendem medicamentos de grandes indústrias farmacêuticas, mas sim os fabricam elas mesmas. Ou seja: trata-se de um estabelecimento de saúde onde as receitas indicadas por profissionais da área são preparadas sob demanda, de maneira personalizada.

Assim, cada paciente tem um remédio único e específico para seu fim. Ao contrário dos medicamentos industriais, que são feitos segundo um padrão, distribuídos e armazenados, os remédios manipulados são produzidos de acordo com as necessidades individuais.

Eles não são estocados. Cada nova receita é produzida na hora, sempre sob a supervisão de farmacêuticos e segundo as normas da Anvisa.

Quais são os benefícios de usar remédios manipulados?

O uso de remédios manipulados é justificado por diversos benefícios. Confira, a seguir, quais são eles e descubra os motivos para dar preferência a esse tipo de medicação.

Baixo custo

Os remédios manipulados apresentam, de maneira geral, um valor mais em conta do que os industrializados. Pelo fato de não terem uma marca associada ao seu produto e por não preverem desperdícios, o preço para adquiri-los costuma ser mais baixo.

Dose certa

Como os medicamentos são produzidos na hora e segundo a recomendação específica de um profissional de saúde, não há sobras. Eles são feitos nas dosagens exatas solicitadas. Assim, não existem riscos de automedicação.

Isso é o oposto do que acontece com os remédios industriais, já que, no caso, a dosagem é padrão. Dessa forma, não é incomum sobrar doses do remédio, que podem ser administradas de maneira irresponsável.

Preservação do meio ambiente

Como os medicamentos são feitos sob medida, não sobram dosagens que, possivelmente, serão descartadas no meio ambiente sem o devido cuidado. Muitos remédios contêm substâncias específicas, que não devem ser eliminadas no lixo comum. Portanto, a sobra de medicamento acaba tornando-se um risco ao meio ambiente.

Associação de medicamentos

Outro diferencial positivo que os remédios manipulados apresentam é a possibilidade de associar vários ativos na mesma fórmula. Isso significa que, em vez de tomar vários medicamentos ao longo do dia, você pode agregar, por exemplo, o que seriam duas doses de compostos diferentes em um só.

Isso reduz o custo, facilita a aderência do paciente ao tratamento e, também, o torna mais fácil de ser seguido. Dessa maneira, o risco de a pessoa desvirtuar-se, perdendo o horário das doses, é bem menor — o que costuma acontecer quando há muitos remédios e horários para se lembrar.

Formas diferenciadas

Outro benefício que a farmácia de manipulação apresenta é a chance de manipular uma fórmula em diferentes opções, como cápsulas, sachês, cremes, xaropes, entre outros, da forma que for mais cômoda para o paciente. Isso facilita a aderência e a manutenção do tratamento.

Ausência de medicamentos indisponíveis

Não é incomum acontecer de um paciente necessitar de algum remédio que já não esteja mais disponível no estoque da farmácia — ou que não seja mais produzido. Nesse caso, não há necessidade de pânico: o melhor a se fazer é recorrer à manipulação.

Assim, é possível fabricar um remédio com o mesmo princípio ativo, mas personalizado para o seu quadro clínico.

Quais são as normas para manipular medicamentos?

A farmácia de manipulação precisa cumprir com pelo menos 200 exigências da Anvisa e do órgão municipal fiscalizador para funcionar. Isso significa que existe um processo muito rigoroso de abertura e acompanhamento desses estabelecimentos, já que se trata da saúde das pessoas (e mesmo um pequeno erro pode gerar consequências sérias).

Conheça, abaixo, algumas das normas que uma farmácia do tipo precisa seguir para funcionar:

Expor os documentos exigidos

A exposição dos documentos exigidos para o funcionamento da farmácia, por mais que seja obrigatória por lei, é uma boa prática para atestar a segurança do estabelecimento aos consumidores. Para tanto, eles devem estar expostos em lugares visíveis e de fácil acesso dos clientes.

Confira alguns dos documentos que devem ser mantidos em um lugar visível ao público:

  • certidão de regularidade;
  • licença sanitária;
  • licença de funcionamento.

Ter etiqueta rastreadora

A etiqueta rastreadora é um item obrigatório nas embalagens dos remédios. Trata-se de uma medida que pretende trazer segurança tanto para o cliente final como para as farmácias de manipulação. Seu objetivo é rastrear o medicamento durante todo o processo de produção até a entrega ao consumidor final.

A etiqueta tem uma numeracão que a identifica. Por meio dela, é possível localizar lotes de todos os ativos utilizados na fabricação daquele medicamento, além de identificar a Farmácia na qual foi produzida a fórmula.

Isso traz mais segurança para o consumidor, pois, caso sejam encontradas irregularidades com os ativos ou a farmácia de manipulação, fica mais fácil identificar os medicamentos produzidos para tirá-los de circulação.

Não deixar medicamentos prontos

A principal característica da farmácia de manipulação é justamente produzir um medicamento personalizado para cada paciente, de acordo com suas especificidades. Sendo assim, manter estoques de remédios ou vendê-los em lotes não só é proibido, mas também perigoso.

Ainda que as receitas de duas pessoas sejam muito parecidas, os fins dos medicamentos podem não ser — assim como os biótipos delas. Desse modo, realizar a venda do remédio em tais moldes pode causar consequências sérias (por esse motivo a proibição por lei).

Como foi possível perceber, as normas para manipular medicamentos são rigorosas, tendo em vista que esses estabelecimentos estão tratando da saúde das pessoas. Agora que você já conhece os benefícios e as exigências envolvidas nesse mercado, utilize nossas dicas para saber se o local em que está comprando é seguro.

Contudo, se quiser ganhar tempo, entre em contato conosco! Nós utilizamos rigorosos padrões de qualidade e matérias-primas analisadas em modernos laboratórios, com o objetivo de garantir o melhor produto a você. Caso prefira, conheça os serviços oferecidos em uma de nossas unidades!

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho