Talvez você já tenha ouvido a expressão “detox” por aí e ficou em dúvida se esse processo realmente funciona. Porém, saiba que existem, sim, alimentos que estimulam o processo de detoxificação e podem beneficiar muito o nosso corpo.
Com a moda, a expressão detox acabou se banalizando e foram criados inúmeros produtos e programas, muitas vezes, sem fundamentos. Hoje, vamos ajudá-lo a entender de vez o conceito e como eliminar as toxinas e outras substâncias prejudiciais do seu corpo.
O que é detoxificação?
A detoxificação é um processo que consiste em eliminar as toxinas e outras substâncias maléficas do organismo. Em circunstâncias normais, nosso corpo deveria ser capaz de filtrar e eliminar as toxinas naturalmente, porém, a deficiência de nutrientes e a alta exposição a poluentes podem sobrecarregar esse processo, fazendo com que as substâncias permaneçam no organismo.
Somos expostos, diariamente, a muitos poluentes, como agrotóxicos, plásticos, fumaça, metais pesados, químicos, medicamentos, corantes, álcool e até panelas de alumínio e antiaderentes. Em longo prazo, a exposição a essas toxinas, mesmo em pequenas quantidades, está associada a diversas doenças e problemas de saúde, como disfunções do sistema endócrino e reprodutivo, doenças autoimunes e distúrbios comportamentais. Por isso, o processo de detoxificação é tão importante.
Como ocorre o processo?
Um dos principais objetivos da detoxificação é transformar as substâncias lipossolúveis em hidrossolúveis, permitindo, assim, a sua eliminação por meio da urina, da bile e, em menor concentração, no suor. O processo ocorre em diversos órgãos, mas principalmente no fígado e no intestino.
Para que ocorra de forma eficiente, é preciso garantir a hidratação necessária e consumir diversos nutrientes na alimentação, como aminoácidos, vitaminas do complexo B, tocoferol, ácido ascórbico, ferro, cálcio, vitamina A, magnésio, selênio, cobre, zinco, colina e outros compostos fitoquímicos, como os presentes na couve e no brócolis.
Alguns temperos, como a cúrcuma, o alecrim, a salsinha e a pimenta, e os fitoterápicos, como o dente-de-leão e a cavalinha, também contribuem para a eliminação de toxinas, potencializando o sistema.
Como saber se eu preciso?
A dieta detox tem sido muito atrelada aos processos de emagrecimento, contudo, sua principal importância não é essa. Seu corpo pode alertar quanto ao excesso de toxinas e à necessidade de uma detoxificação, por isso, fique atento a alguns sintomas, como:
- dor de cabeça;
- má digestão;
- insônia;
- fadiga;
- falta de concentração;
- retenção de líquidos;
- enjoo pela manhã;
- dificuldade de perda de peso.
Contudo, durante o processo de emagrecimento, também é interessante iniciar uma dieta detox. Isso porque, quando existe uma perda considerável de peso, há também, consequentemente, uma maior liberação de toxinas no organismo.
Entretanto, é sempre indicado consultar um nutricionista antes de iniciar o processo. Ele poderá fazer as orientações quanto a melhor forma de iniciar a dieta e por quanto tempo segui-la.
Como fazer uma dieta detox?
O programa de detoxificação pode durar de 5 a 21 dias e deve ser acompanhado por um nutricionista capacitado. Durante o período, é importante consumir bastante líquido, como água, água de coco, chás e sucos naturais, além de alimentos funcionais. Lembre-se de que é por meio da hidratação que as toxinas são eliminadas do corpo e os sais minerais perdidos são repostos.
Nesse período, é importante também evitar o consumo de alimentos com alto poder alergênico, como laticínios, cereais refinados, glúten, corantes, aditivos, açúcares, adoçantes e álcool. Opte por opções frescas e frutas e verduras, preferencialmente orgânicas.
Porém, somente retirar os alimentos com poder alergênico não é suficiente. Para realmente eliminar as substâncias tóxicas, é preciso consumir alimentos, nutrientes e fitoquímicos que estimulem essa eliminação. Confira, a seguir, alguns aliados no processo de detoxificação do organismo.
Chás
Os chás são excelentes opções para uma limpeza do organismo. Entre eles, destacamos o chá-verde, que diminui o colesterol, previne as doenças cardíacas, desintoxica o fígado e auxilia na eliminação da celulite.
O gengibre também pode ser utilizado em chás e sucos. Ele tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e protege o organismo de fungos e bactérias.
Por último, temos a carqueja, rica em flavonoides e muito benéfica para o fígado e intestinos. Sua ação diurética purifica e elimina as toxinas do sangue.
Sucos
As frutas, em geral, contêm uma ótima ação desintoxicante. Dê preferência a sucos com frutas vermelhas, como mirtilo, romã, açaí, amora e framboesa. Essas contêm alto teor de polifenóis, dentre eles, o ácido elágico, um potente antioxidante que previne o envelhecimento das células e a formação de radicais livres.
A couve e o agrião também podem ser incluídos nos sucos. Esses vegetais contêm compostos enxofrados com alta capacidade antioxidante e um potencial anti-carcinogênico.
Ervas aromáticas
As ervas aromáticas são muito benéficas para o organismo e contam com ações antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além disso, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol, aceleram o metabolismo e auxiliam no emagrecimento.
Dentre elas, destacamos orégano, alecrim, manjericão, pimenta vermelha, canela, cravo, noz-moscada e cúrcuma.
Produtos que auxiliam na detoxificação
Alguns produtos podem ser incluídos na dieta detox para auxiliar no processo. Você pode, por exemplo, consumir sucos e shakes concentrados que são ricos em aminoácidos, zinco, selênio e vitamina C e contam com ação desintoxicante e antioxidante.
Outra opção é o Altilix, um composto em cápsulas que contém o ativo natural das folhas de alcachofra e proporciona um poderoso efeito detox. As cápsulas promovem a desintoxicação corporal, reduzem o colesterol e têm ação antioxidante, colerética e anticolestática, permitindo que a bile aja na digestão das gorduras e toxinas.
O consumo desses alimentos e produtos, associado a uma rotina saudável, bons hábitos de sono, exercícios físicos e drenagem linfática, é de extrema importância para potencializar a capacidade de detoxificação do organismo.
Esse processo é muito importante para manter seu corpo saudável e livre de substâncias prejudiciais à saúde. Entendendo como ele funciona, você pode optar pelo consumo de alimentos que favorecem a eliminação das toxinas, alcançando mais qualidade de vida.
Lembre-se sempre de consultar um nutricionista para acompanhar o processo e elaborar a dieta mais adequada para você. Alguns produtos, como o Altilix, você encontra na Curante! Entre em contato conosco e faça já o seu pedido.
Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!