Dicas de Saúde
Veja como manter uma alimentação equilibrada!
Manter uma alimentação equilibrada auxilia o corpo a repor os nutrientes, vitaminas e energia que ele precisa para funcionar. Além disso, quando nos alimentamos bem, prevenimos doenças mais graves, como colesterol alto, diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que manter uma dieta balanceada não é uma tarefa difícil, na verdade, é mais simples e barato que comer alimentos processados e industrializados.
Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas para ajudar você a manter uma alimentação equilibrada. Confira.
Faça as refeições com calma
Nosso organismo precisa de tempo para processar e digerir alimentos, geralmente leva-se sete minutos para o estômago enviar mensagens para o cérebro informando que estamos satisfeitos. Por isso, fazer as refeições com calma e sem pressa é benéfico para o corpo e pode ajudar quem está no processo de perda de peso.
Quando estamos ansiosos, o controle de ingestão de alimentos é afetado, o que consequentemente nos leva a comer mais. Ao comermos devagar, a ansiedade é trabalhada e propiciamos a saciedade fisiológica. Então, separe pelo menos 20 minutos para cada refeição.
Mastigue bem os alimentos
É comum escutarmos que precisamos mastigar bem os alimentos. Esse artifício, além de ajudar a emagrecer, auxilia na digestão — isso porque ela começa na boca, com a trituração dos alimentos durante a mastigação e a ação da salivação.
Quando mastigamos bem, o alimento se torna pastoso, o que facilita o processo de digestão. Se comemos com pressa, os alimentos vão para o estômago em maiores pedaços, fazendo com que o organismo tenha mais trabalho para digeri-los e produza mais ácido gástrico.
Coma de 3 em 3 horas
Para ter energia, nosso organismo precisa de alimentos, por isso, o ideal é comer de 3 em 3 horas. Ademais, nosso cérebro precisa constantemente de glicose (carboidratos). Quando o órgão não recebe esse nutriente, acontece a redução de disposição e consequentemente a perda de massa muscular (o corpo usa a massa muscular para promover energia).
Ao nos alimentarmos respeitando esse intervalo de tempo, a fome e a vontade de comer se mantêm controladas, o que ajuda a evitar compulsão alimentar. Para quem está fazendo dieta, essa prática é uma ótima aliada, já que a pessoa come em menor quantidade ao longo do dia.
Beba água
A ingestão de líquidos ao longo do dia é uma grande aliada para ter uma boa alimentação. Além de auxiliar na hidratação, esse hábito ajuda a controlar a fome e a vontade de comer doces e outras besteiras.
Outro benefício da ingestão de líquidos é que eles auxiliam no transporte de nutrientes no organismo. Para saber se você está hidratado e bebendo a quantidade correta de líquidos, é só observar a cor da urina, o ideal é que ela esteja clara, praticamente transparente.
A água é a bebida mais indicada para se manter hidratado ao longo do dia ( tente beber pelo menos dois litros diariamente). Contudo, caso você tenha dificuldades para bebê-la, pode complementar sua rotina com chás e sucos naturais.
Evite alimentos industrializados
Evite alimentos processados, embutidos e industrializados. Esses tipos de produto têm diversas substâncias químicas que o nosso corpo não reconhece. Consumi-los em quantidades excessivas demanda mais trabalho do fígado para neutralizar conservantes, corantes etc. Além disso, muitas vezes, para eliminá-los, é necessário o auxílio dos rins.
Ademais, alguns alimentos podem conter substâncias com possíveis efeitos cancerígenos, que, com a ingestão, podem ser recebidos pelo organismo. Durante o processo de desintoxicação pode haver comprometimento do sistema imunológico ou o desenvolvimento de alergias.
Caso tenha dificuldades para evitar esses tipos de alimento, procure consumi-los em menor quantidade e com menos frequência, como nos fins de semana.
Consuma frutas e vegetais
O consumo de frutas, verduras e vegetais é extremamente importante para o nosso organismo. São eles que contêm as fibras, os nutrientes e as vitaminas que o nosso corpo necessita. Além disso, são ricos em antioxidantes, o que ajuda no combate do envelhecimento e mantém nossa pele saudável e bonita.
Esse tipo de alimento natural é extremamente benéfico. As verduras verde-escuras, por exemplo, são ricas em fibras e auxiliam no controle do nível de açúcar no sangue. Por outro lado, as frutas cítricas têm grandes quantidades de vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico. Já o abacate contém ômega 9, gordura boa que ajuda a desinflamar a pele e dá vida e brilho às unhas e aos cabelos.
Invista em carnes brancas e oleaginosas
Carnes brancas, como o frango, são ricas em proteínas e vitaminas B3, que auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos. Já os peixes têm grandes quantidades de ômega 3, gordura essencial para o organismo que ajuda no combate à depressão, doenças cardiovasculares e ansiedade. O recomendado é que elas sejam consumidas pelo menos duas vezes por semana.
As oleaginosas por sua vez, contêm gorduras boas, como as monoinsaturadas, que protegem o coração e têm efeito anti-inflamatório. Além disso, contribuem para elevar o colesterol bom e abaixar o ruim. Alguns exemplos de oleaginosas são nozes, castanha-do-pará e amêndoas. Elas devem ser consumidas em pequenas quantidades, uma vez por dia.
Alguns alimentos, como os iogurtes, contêm probióticos naturais que são extremamente úteis ao nosso corpo. Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no nosso intestino e melhoram a saúde do organismo. Algumas das vantagens de consumi-los incluem a melhora da digestão, o combate e a prevenção de doenças e o fortalecimento do sistema imunológico.
Manter uma alimentação equilibrada é mais do que comer saladas e frutas ao longo do dia. O ideal é ingerir diariamente carboidratos, proteínas, gorduras boas, nutrientes e vitaminas, evitando frituras e industrializados. Mas isso não significa que é proibido consumir besteirinhas de vez em quando, o indicado é deixá-las para os fins de semana e comê-las em menor quantidade.
Caso tenha dificuldades em manter uma alimentação equilibrada e balanceada, procure um nutricionista para que ele possa ajuda você a montar uma dieta específica, que respeite sua individualidade.
E aí, gostou de saber mais sobre como manter uma alimentação equilibrada? Pretende colocar as dicas em prática? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos possam ter acesso a informações como estas.