Conheça alternativas naturais a reposição hormonal
Posted in Novidades

Embora sejam naturais na vida dos homens e das mulheres, a andropausa e a menopausa — fases em que o corpo deixa de produzir os hormônios testosterona, estrogênio e progesterona, respectivamente —, são vistas de modo negativo por muitas pessoas justamente por causarem alguns sintomas bem desagradáveis e exigirem reposição hormonal sintética.

Só que, na maioria das vezes, esse tratamento provoca intensos efeitos colaterais e contraindicações para a saúde dos pacientes, como riscos de problemas cardíacos, derrames e câncer de mama. Por esses motivos, sua prescrição tem sido cada vez mais desaconselhada e deixada de lado.

A boa notícia é que é possível aliviar os incômodos desse período com alternativas muito mais naturais, saudáveis e acessíveis. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Qual é a importância das alternativas naturais no processo de reposição hormonal?

Há tempos atrás, a terapia de reposição hormonal sintética era a única opção viável para tratar os sintomas da menopausa e da andropausa e proteger a saúde de homens e mulheres em longo prazo.

No entanto, alguns estudos voltados para a análise desse método mostraram riscos para a saúde dos pacientes, como um maior perigo de infartos e doenças cardíacas, desenvolvimento de trombose, embolia pulmonar, câncer de mama e derrames cerebrais.

Já sabemos que as vitaminas e os minerais têm funções específicas no nosso organismo e seu equilíbrio nos ajuda a manter uma boa saúde e longevidade. Então, apostar em uma suplementação mais natural pode ajudar (e muito!) a reduzir os sintomas dessas disfunções, garantindo muita saúde e bem-estar para o corpo e para a mente de todas as pessoas.

Quais são as melhores opções para que a reposição hormonal seja feita naturalmente?

Soja

Uma das principais formas de se fazer a reposição hormonal de uma maneira mais natural na menopausa e na andropausa é consumir soja regularmente. Afinal, além de reduzir as terríveis ondas de calor, ela ainda diminui o risco de osteoporose, infartos e câncer de mama.

Uma boa forma de utilizá-la é por meio de suplementos alimentares com eficácia comprovada, como a lecitina ou a isoflavona de soja. Tofu e grãos de soja torrados também são ótimas opções para isso.

Óleo de prímula

Rico em ácidos graxos essenciais, como o ômega 6, esse óleo age diretamente na proteção contra inflamações e ainda tem efeito analgésico. Seu principal benefício na andropausa e na menopausa é atuar na regulação hormonal, auxiliando a produção de testosterona e estrogênio e reduzindo os sintomas vasoativos, responsáveis pelas ondas de calor, mal-estar e sudorese intensa.

Panax ginseng

Também conhecido como ginseng asiático, o panax ginseng é muito famoso na medicina tradicional chinesa por controlar a diabetes, reduzir o estresse, melhorar o sistema imunológico, aumentar a disposição, beneficiar a saúde do coração e tratar a disfunção erétil.

Além disso, melhora os níveis de ansiedade, cansaço, insônia e depressão e também aumenta o desejo sexual, a lubrificação e a excitação, que diminuem consideravelmente depois dos 40 anos. Não é demais?

Inhame

O inhame, por sua vez, é ótimo para combater o inchaço e a retenção de líquidos, sintomas comuns nessa fase da vida de homens e mulheres. Além disso, alivia as ondas de calor e suaviza os efeitos colaterais de quem realiza o tratamento com estrógeno em conjunto.

Os cremes preparados a partir do extrato de inhame selvagem podem ser produzidos em laboratórios em forma de progesterona e têm se tornado os queridinhos dos médicos que recomendam tratamentos alternativos para reposição hormonal. Porém, ainda há poucos estudos que possam comprovar essa eficácia.

Linhaça

As sementes de linhaça são fontes de fibras, ômega 3, proteínas, manganês, cobre, fósforo, selênio e vitamina B1. Portanto, são ótimas opções naturais para reposição hormonal. Semelhantes à soja, elas também contêm propriedades estrogênicas que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa.

Vitamina E

Devido às suas propriedades antioxidantes, a vitamina E reduz as ondas de calor, alivia a secura vaginal e melhora a sensibilidade dos seios, sendo uma ótima opção de tratamento para mulheres que estejam enfrentando a menopausa.

É encontrada em oleaginosas, como a castanha-do-pará, no amendoim, na avelã e em óleos vegetais, como o de amêndoas e o de girassol. Além disso, pode ser manipulada concentradamente em cápsulas.

Cálcio

O cálcio evita a perda de massa óssea que pode causar a osteoporose e diminui os riscos de fraturas e dores nas pernas. Só que, para garantir seus benefícios, além do suplemento de reposição, é imprescindível incluir nas refeições alguns alimentos ricos nesse nutriente, como o leite e seus derivados.

Vitamina D

Encontrada principalmente em suplementos nutricionais, peixes e frutos-do-mar, essa vitamina é muito importante para a absorção do cálcio no organismo e fortalecimento dos ossos. Mas para garantir que o corpo a absorva adequadamente, o ideal é se expor diariamente ao sol, por pelo menos 20 minutos.

Isso pode ser feito por meio de caminhadas e da prática de exercícios físicos ao ar livre que, por sua vez, são hábitos saudáveis muito importantes para aliviar os sintomas da menopausa e da andropausa, manter os ossos e os músculos fortalecidos e garantir intenso bem-estar. Não é demais?

Suplementos à base de ervas

Diversos suplementos nutricionais preparados à base de combinações de ervas podem ser utilizados para reduzir alguns problemas decorrentes da menopausa e da andropausa.

Dentre eles, destacam-se o feno-grego, a salsaparrilha, o trevo-vermelho e o alcaçuz. No entanto, ainda não há confirmações sobre a eficácia e a segurança desses tratamentos.

Podemos notar que a reposição hormonal feita de maneira natural é uma ótima alternativa para amenizar os incômodos da andropausa e da menopausa e evitar doenças e complicações futuras em homens e mulheres. No entanto, é fundamental procurar um profissional especializado antes de iniciar qualquer tratamento citado, pois alguns suplementos podem interagir com medicamentos já prescritos e comprometer ainda mais a condição de saúde do paciente.

E aí, gostou de saber as possibilidades de reposição hormonal natural e todos os seus benefícios? Quer conhecer os melhores medicamentos e suplementos manipulados que tenham esse objetivo? Então, aproveite que está por aqui e conheça nossa loja! Você vai adorar!

Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho