GINSENG

O Ginseng (Panax ginseng C. A. Meyer) é uma planta herbácea da família Araliaceae, originária da China, Manchúria e Coréia do Norte, utilizada há mais de 3000 anos como um estimulante e reconstituinte gerador de vitalidade.  Considerada uma planta adaptógena, o Ginseng não atua contra uma doença específica, mas sim potencializa as defesas do organismo contra agressores físicos e mentais, ajudando a manter a homeostasia.

Sua composição química é rica em saponinas triterpênicas, especificamente os ginsenosídeos (padronizados em 4%), além de óleos essenciais, vitaminas B e C, aminoácidos e fitoestrógenos. No organismo, o Ginseng age facilitando a sinaptogênese e protegendo os neurônios de efeitos neurotóxicos e estresse oxidativo, o que o torna um aliado na profilaxia de doenças como Parkinson e Alzheimer. Além disso, promove a vasodilatação e a redução da pressão arterial através da libertação de óxido nítrico e atua no sistema imunológico, aumentando a resposta do corpo a vírus como o da influenza.

É indicado para melhorar o vigor muscular, aumentar a capacidade cognitiva e combater estados de debilidade na velhice ou após doenças. A posologia usual do extrato seco (4%) é de 120mg, duas vezes ao dia. Entretanto, o uso contínuo pode causar a “síndrome de abuso do ginseng”, com efeitos similares aos corticosteroides, sendo contraindicado em casos de enfermidades agudas, hemorragias, doenças cardíacas severas, esquizofrenia e para pacientes com hipersensibilidade nervosa.

PERGUNTAS FREQUENTES

Indicações
  • Estados de Debilidade: Indicado para melhorar quadros de fraqueza após doenças ou em decorrência da velhice.
  • Estresse e Pressão Diária: Recomendado para ajudar o corpo a suportar a pressão do dia a dia e melhorar a resposta ao estresse.
  • Performance Física e Mental: Indicado para aumentar as capacidades físicas e cognitivas.
  • Distúrbios do Sistema Nervoso: Utilizado tanto como estimulante quanto relaxante do sistema nervoso central.
  • Prevenção de Doenças Neurodegenerativas: Indicado como auxiliar na profilaxia e cuidados paliativos de patologias como Parkinson, Alzheimer e Huntington.
  • Suporte Imunológico: Indicado como adjuvante à vacinação para potencializar a resposta imune.
  • Controle Glicêmico: Utilizado para auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue.
Benefícios
  • Ação Adaptógena: Potencializa a capacidade de defesa do organismo contra agressores externos, físicos ou mentais, ajudando a preservar a homeostasia.
  • Vigor Muscular e Cardíaco: Atua estimulando o vigor dos músculos e funcionando como um tônico cardíaco.
  • Neuroproteção: Facilita a sinaptogênese (formação de novas sinapses) e protege os neurônios contra efeitos neurotóxicos e estresse oxidativo.
  • Saúde Vascular: Promove a vasodilatação através da liberação de óxido nítrico, auxiliando na diminuição da pressão arterial.
  • Atividade Antiviral: Demonstra efeito protetor contra infecções, como a do vírus influenza.
  • Ação Antioxidante e Antiagregante: Ajuda a combater radicais livres e prevenir a agregação plaquetária.
Mecanismo de Ação

O Ginseng atua como um agente adaptógeno, o que significa que seus componentes não combatem uma doença específica, mas sim potencializam as defesas do organismo contra agressores físicos e mentais para preservar a homeostasia. No sistema nervoso central, ele age de forma bifásica, funcionando como estimulante e relaxante. A nível celular, os ginsenosídeos facilitam a sinaptogênese no córtex cerebral e protegem os neurônios dopaminérgicos contra efeitos neurotóxicos e o estresse oxidativo, o que auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Além disso, o ativo promove a saúde vascular ao ativar os canais de Ca2+ do endotélio, resultando na liberação de óxido nítrico (NO). Esse processo induz o relaxamento do músculo liso dos vasos, gerando vasodilatação e a consequente redução da pressão arterial. No sistema imunológico, o Ginseng possui ação antiviral e potencializa a resposta do corpo a antígenos, enquanto no metabolismo, atua na redução dos níveis de glicose sanguínea e estimula o vigor muscular e cardíaco

Posologia
  • Extrato Seco (padronizado a 4% de ginsenosídeos): 120 mg, administrado duas vezes ao dia.

  • Extrato Glicólico: Concentração de 2% a 5% (geralmente para uso tópico ou outras preparações).

Contraindicação
  • Restrições Absolutas: Não deve ser usado em enfermidades agudas, trombose coronária, doenças cardíacas severas ou hemorragias.
  • Condições Psiquiátricas: Contraindicado para pacientes com esquizofrenia, histeria ou hipersensibilidade nervosa.
  • Atenção Especial: Requer cautela em pacientes com hipertensão arterial, diabetes ou que estejam realizando terapias estrogênicas.
  • Síndrome de Abuso: O uso contínuo pode causar efeitos similares aos corticoides, como insônia, agitação, nervosismo e diarreia matinal.
Interações Medicamentosas
  • Terapias Estrogênicas: Devido à presença de fitoestrógenos (estrona) na planta.

  • Tratamentos para Diabetes: Devido à sua ação hipoglicemiante natural.

Referências Bibliográficas

1.ALONSO, J.R., Tratado de Fitomedicina.Isis Ediciones. 1998.
2.FERNANDES, A. V. F. Ginseng (Panax ginseng). 2011. Tese de Doutorado. [sn].
3.POLUNIN, M.; ROBBINS, C., A Farmácia Natural. Editora Civilização. 1992.
4.PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES (CD-ROM). 3o
edição. 1998.
5.READER’S DIGEST Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. 1o edição. 1983
6.SIMÕES, C. M. O. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. 1999.
7.SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. Santos Livraria Editora.
2000.

LÂMINA DE DIVULGAÇÃO

Clique no botão abaixo para fazer download da lâmina de divulgação

LITERATURA TÉCNICA DO FORNECEDOR

Clique no botão abaixo para fazer download do material do fornecedor