Ginseng
GINSENG
O Ginseng (Panax ginseng C. A. Meyer) é uma planta herbácea da família Araliaceae, originária da China, Manchúria e Coréia do Norte, utilizada há mais de 3000 anos como um estimulante e reconstituinte gerador de vitalidade. Considerada uma planta adaptógena, o Ginseng não atua contra uma doença específica, mas sim potencializa as defesas do organismo contra agressores físicos e mentais, ajudando a manter a homeostasia.
Sua composição química é rica em saponinas triterpênicas, especificamente os ginsenosídeos (padronizados em 4%), além de óleos essenciais, vitaminas B e C, aminoácidos e fitoestrógenos. No organismo, o Ginseng age facilitando a sinaptogênese e protegendo os neurônios de efeitos neurotóxicos e estresse oxidativo, o que o torna um aliado na profilaxia de doenças como Parkinson e Alzheimer. Além disso, promove a vasodilatação e a redução da pressão arterial através da libertação de óxido nítrico e atua no sistema imunológico, aumentando a resposta do corpo a vírus como o da influenza.
É indicado para melhorar o vigor muscular, aumentar a capacidade cognitiva e combater estados de debilidade na velhice ou após doenças. A posologia usual do extrato seco (4%) é de 120mg, duas vezes ao dia. Entretanto, o uso contínuo pode causar a “síndrome de abuso do ginseng”, com efeitos similares aos corticosteroides, sendo contraindicado em casos de enfermidades agudas, hemorragias, doenças cardíacas severas, esquizofrenia e para pacientes com hipersensibilidade nervosa.
PERGUNTAS FREQUENTES
- Estados de Debilidade: Indicado para melhorar quadros de fraqueza após doenças ou em decorrência da velhice.
- Estresse e Pressão Diária: Recomendado para ajudar o corpo a suportar a pressão do dia a dia e melhorar a resposta ao estresse.
- Performance Física e Mental: Indicado para aumentar as capacidades físicas e cognitivas.
- Distúrbios do Sistema Nervoso: Utilizado tanto como estimulante quanto relaxante do sistema nervoso central.
- Prevenção de Doenças Neurodegenerativas: Indicado como auxiliar na profilaxia e cuidados paliativos de patologias como Parkinson, Alzheimer e Huntington.
- Suporte Imunológico: Indicado como adjuvante à vacinação para potencializar a resposta imune.
- Controle Glicêmico: Utilizado para auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue.
- Ação Adaptógena: Potencializa a capacidade de defesa do organismo contra agressores externos, físicos ou mentais, ajudando a preservar a homeostasia.
- Vigor Muscular e Cardíaco: Atua estimulando o vigor dos músculos e funcionando como um tônico cardíaco.
- Neuroproteção: Facilita a sinaptogênese (formação de novas sinapses) e protege os neurônios contra efeitos neurotóxicos e estresse oxidativo.
- Saúde Vascular: Promove a vasodilatação através da liberação de óxido nítrico, auxiliando na diminuição da pressão arterial.
- Atividade Antiviral: Demonstra efeito protetor contra infecções, como a do vírus influenza.
- Ação Antioxidante e Antiagregante: Ajuda a combater radicais livres e prevenir a agregação plaquetária.
O Ginseng atua como um agente adaptógeno, o que significa que seus componentes não combatem uma doença específica, mas sim potencializam as defesas do organismo contra agressores físicos e mentais para preservar a homeostasia. No sistema nervoso central, ele age de forma bifásica, funcionando como estimulante e relaxante. A nível celular, os ginsenosídeos facilitam a sinaptogênese no córtex cerebral e protegem os neurônios dopaminérgicos contra efeitos neurotóxicos e o estresse oxidativo, o que auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
Além disso, o ativo promove a saúde vascular ao ativar os canais de Ca2+ do endotélio, resultando na liberação de óxido nítrico (NO). Esse processo induz o relaxamento do músculo liso dos vasos, gerando vasodilatação e a consequente redução da pressão arterial. No sistema imunológico, o Ginseng possui ação antiviral e potencializa a resposta do corpo a antígenos, enquanto no metabolismo, atua na redução dos níveis de glicose sanguínea e estimula o vigor muscular e cardíaco
Extrato Seco (padronizado a 4% de ginsenosídeos): 120 mg, administrado duas vezes ao dia.
Extrato Glicólico: Concentração de 2% a 5% (geralmente para uso tópico ou outras preparações).
- Restrições Absolutas: Não deve ser usado em enfermidades agudas, trombose coronária, doenças cardíacas severas ou hemorragias.
- Condições Psiquiátricas: Contraindicado para pacientes com esquizofrenia, histeria ou hipersensibilidade nervosa.
- Atenção Especial: Requer cautela em pacientes com hipertensão arterial, diabetes ou que estejam realizando terapias estrogênicas.
- Síndrome de Abuso: O uso contínuo pode causar efeitos similares aos corticoides, como insônia, agitação, nervosismo e diarreia matinal.
Terapias Estrogênicas: Devido à presença de fitoestrógenos (estrona) na planta.
Tratamentos para Diabetes: Devido à sua ação hipoglicemiante natural.
1.ALONSO, J.R., Tratado de Fitomedicina.Isis Ediciones. 1998.
2.FERNANDES, A. V. F. Ginseng (Panax ginseng). 2011. Tese de Doutorado. [sn].
3.POLUNIN, M.; ROBBINS, C., A Farmácia Natural. Editora Civilização. 1992.
4.PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES (CD-ROM). 3o
edição. 1998.
5.READER’S DIGEST Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. 1o edição. 1983
6.SIMÕES, C. M. O. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. 1999.
7.SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. Santos Livraria Editora.
2000.