O que você precisa saber sobre o cultivo de plantas medicinais
Posted in Saúde

O cultivo de plantas medicinais é uma atividade que vem dos antigos. Desde milhares de anos atrás, as pessoas usam esses produtos naturais como temperos, alimentos ou remédios. Ter plantas com poderes medicamentosos em casa é uma ótima opção para quem procura remédios caseiros e alimentos sem agrotóxicos.

Existem diversas plantas medicinais que podem ser cultivadas em casa. O mais interessante é que, para isso, não é preciso ter uma casa com quintal gigante. Dá para fazer sua horta em um apartamento, por exemplo. Se você já tiver uma hortinha de vegetais e legumes, melhor ainda: só arrume um espacinho maior.

Cuidar de itens oriundos da natureza pode ser um hobbie ou até mesmo uma tarefa divertida. Afinal, exige atenção e dedicação, já que é uma atividade relaxante, que auxilia na redução do estresse após um longo dia de trabalho.

Pensando nisso, resolvemos elaborar esse post. Nele, te ensinamos os principais aspectos sobre o assunto. De quebra, listamos dicas para ajudar no cultivo. Confira o texto!

Tenha um espaço próprio

Para se ter um jardim, seja de plantas medicinais, flores ou mesmo uma horta tradicional, você precisa de um espaço para cultivo. Ter uma área específica e de fácil acesso, com luz solar direta e na qual você consiga acompanhar a evolução das plantas, é muito importante.

Contar com esse local próprio não significa possuir um quintal grande com uma horta super organizada. Se você é capaz de garantir essa opção, ótimo. Porém, caso contrário, um espaço que abrigue seus vasos e plantas é mais do que suficiente. Pode ser aquela área ou sacada onde bate sol no seu apartamento, por exemplo.

Plante o que você conhece

Quando se está começando um projeto de cultivo, sempre ficam aquelas dúvidas sobre o que e quanto. O ideal é começar pelo que já é familiar. Geralmente, por usar alguma planta ou ter interesse nela, a pessoa tende a plantá-la. Devido a isso, prefira iniciar pelo que mais agrada a você.

Ter uma grande variedade ou misturinha funcional de várias plantas é uma ótima dica para quem não consegue chegar a uma decisão do que plantar.

Não use fertilizantes ou produtos químicos

Plantas medicinais absorvem tudo que é usado em seu cultivo, por isso nunca use fertilizantes ou produtos químicos. Se absorvidos pela planta, elas se tornam inviáveis para consumo. Prefira sempre fertilizantes naturais como cascas de banana e de ovo. Fertilizantes orgânicos também são uma ótima opção nesse caso.

Manter a terra sempre bem irrigada e bem nutrida é um controle natural de pragas, além de ajudar as plantas a crescerem mais fortes e saudáveis.

Conheça as condições de plantio

Assim como outras plantas e cultivos, as medicinais podem ter as condições de plantio diferentes entre si. Antes de escolher com qual trabalhar, se informe sobre como a prática deve ser feita.

Algumas exigem espaços maiores, enquanto outras podem ser plantadas em vasos de tamanhos menores. Cada uma pede um tipo de solo, períodos de irrigação e de sol diferentes. Portanto, saber se a sua rotina se encaixa com as demandas de cada muda é um ponto a ser levado em consideração.

Estar por dentro da forma de colheita também é uma questão que requer atenção. Determinados produtos naturais possuem colheita em tempo curto, enquanto outras demandam um período mais extenso de dedicação.

Conheça os tipos de plantas

O termo ”plantas medicinais” abrange uma gama enorme de tipos de vegetais. Sendo assim, conhecer cada tipo facilita na escolha e auxilia com respeito aos cuidados necessários, ao consumo, à colheita e à armazenagem. Alguns dos exemplares mais conhecidos são:

Alecrim

Por ser uma planta arbustiva, é resistente ao sol, não aprecia solo encharcado e deve ficar longe de ventanias. Conhecido por seu uso na culinária, o alecrim pode ser usado na medicina como diurético e auxiliar da boa digestão.

Arruda

Se trata de uma planta arbustiva de solo alcalino que gosta de sol e não suporta solo encharcado, mas deve ser irrigada regularmente com drenagem adequada. Com uso externo, não pode ser ingerida, sendo indicada para curar piolhos e tratando feridas.

Hortelã

Com fácil cultivo, a hortelã é uma planta que gosta de solo rico e bastante água. Ela tem vários benefícios famosos, como os relacionados às ações digestivas, tratamento de mau hálito e ajuda na redução de catarros. Além disso, a hortelã é indicada para cooperar na produção de leite para gestantes.

Manjericão

De plantio simples, o manjericão se dá muito bem com a luz solar e não gosta de solos encharcados. Muito utilizado na culinária, o seu uso é indicado também para o combate de febres e inflamações na garganta. Ele ainda pode ser empregado para tratar depressão e problemas digestivos.

Sálvia

Cultivada em solo arenoso e bem drenado, a sálvia gosta de luz solar direta e não se dá bem com solo encharcado. Conhecida no preparo de carnes, tem um grande papel medicinal no tratamento de feridas infeccionadas e na redução de catarro. Pode ser consumida por meio de chás e por inalação.

Melissa

Com fácil propagação, precisa ser irrigada com frequência em solo bem drenado e não suporta a luz do sol direta por muito tempo. Usada na culinária como condimento, é indicada para o tratamento de gases e possui ação digestiva e calmante. Pode ser usada também como redutora da insônia, qualificando o sono.

Ter um solo de fértil, fazer a adubação a cada seis meses, prestar atenção ao volume de água ao regar, conhecer os melhores métodos de secagem e adubamento e cuidar frequentemente os vegetais. Essas são mais algumas dicas que podem ajudar na hora de você montar sua horta de plantas medicinais.

Tenha sempre noção de que o cultivo de qualquer tipo de planta requer atenção e dedicação. Não existe plantio que floresça ou dê frutos sozinho. Por isso, antes de começar, pense se terá o tempo e disposição necessários para tal.

Agora que já conhece um pouco mais sobre o cultivo de plantas medicinais, você acha que pode funcionar para você? Pretende colocar em prática? Aproveite e curta nossa página no Facebook. Lá sempre tem muitas dicas legais sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho