Entenda 4 dúvidas sobre os medicamentos naturais
Posted in Novidades

Com o passar dos anos a ciência se aprimorou e desenvolveu diversos tipos de antídotos, remédios e vacinas para auxiliar no combate e tratamento de doenças. Mas nem todos esses medicamentos são seguros ou livres de contraindicações. Por conta disso, muitas pessoas têm procurado alternativas na hora de realizar tratamentos, e é aí que entram os medicamentos naturais.

Também conhecidos como nutracêuticos, não são nenhuma novidade e muito menos recentes. Na verdade, vários foram utilizados na época dos nossos ancestrais e passados de geração em geração. Os medicamentos naturais podem ser úteis no tratamento de diversas doenças, mal-estares e na prevenção de problemas.

Mesmo conhecendo de nome ou já tendo pesquisado um pouco a respeito, ainda restam muitas dúvidas sobre o que são esses remédios, quais seus benefícios, como usá-los e para que são indicados.

Pensando nisso, resolvemos criar esse post para tirar 4 dúvidas e apresentar os medicamentos naturais de uma vez por todas. Confira!

1. O que são?

Medicamentos naturais são todos aqueles retirados da natureza e utilizados em sua forma bruta para o tratamento de doenças. Quando falamos em forma bruta, queremos dizer que não passam por nenhum tipo de tratamento ou procedimento químico.

Esses medicamentos costumam ser passados de geração em geração e podem ser encontrados em alimentos ou plantas. Usados de maneira apropriada e na dose certa os nutracêuticos podem auxiliar no tratamento de diversas doenças. Inclusive, muitas vezes não têm contraindicações e nem geram efeitos colaterais.

2. Quais seus benefícios?

Tratamentos com medicamentos naturais podem trazer diversos benefícios para a saúde. É possível prevenir o envelhecimento e combater doenças cardíacas, renais e diabetes, entre várias outras vantagens.

Alguns nutracêuticos podem ser úteis para quem está em processo de perda de peso. Afinal, além de aumentarem a saciedade, diminuem a retenção de líquidos, combatem a prisão de ventre e aceleram o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias e elimine a gordura localizada.

3. Como usá-los?

Os nutracêuticos podem ser encontrados de diversas maneiras: nas folhas e plantas in natura ou secas, em misturas para chás, sachês ou até mesmo em cápsulas. Uma das maneiras mais conhecidas e utilizadas são os chás produzidos a partir da infusão e fermentação de produtos naturais.

Nos tratamentos de feridas e machucados os ingredientes são amassados e misturados até formarem uma pasta ou gosma. Em seguida, são espalhados em cima dos ferimentos com a intenção de auxiliar na cicatrização e evitar inflamações. Muitos medicamentos também costumam ser usados para o alívio de dores e tonturas.

4. Quais são os principais medicamentos naturais?

Como você viu, o que não faltam são benefícios e diferentes formas de tirar proveito dos medicamentos naturais. Claro que não é qualquer um que pode ser utilizado, já que todo produto tem seus próprios atributos e propriedades. A seguir citamos alguns nutracêuticos e suas aplicações:

Mel

O mel é muito conhecido como adoçante natural, mas pode ser utilizado também no tratamento e combate de doenças. Indicado por fortalecer o sistema imunológico e por aliviar a prisão de ventre, pode ser considerado diurético natural, antioxidante e digestivo.

O medicamento é muito apreciado na medicina popular como um ótimo ativo para o tratamento de dores e inflamações na garganta, juntamente com limão e própolis.

Própolis

Muito utilizado no tratamento de dores e irritações na garganta, o própolis tem diversas utilidades e benefícios. Além de turbinar a imunidade, o consumo do nutracêutico tem o poder de tratar problemas urinários e respiratórios, estimular naturalmente as defesas orgânicas, agir como bactericida, dentre outras vantagens.

O uso do própolis ainda pode ser indicado no tratamento de queimaduras graves, doenças dermatológicas, manchas de pele e para garantir a saúde do sistema capilar.

Açafrão

Você já deve ter ouvido falar sobre essa especiaria ou já experimentou pelo menos uma vez na vida. Para quem não sabe, o açafrão é aquele pó alaranjado muito usado como tempero em comidas. Mas seus benefícios vão além, já que também é um ótimo aliado no combate ao envelhecimento, além de aumentar a retenção de cálcio, ser rico em magnésio e um poderoso antidepressivo.

O consumo do açafrão pode ajudar na perda de peso e prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson, câncer, doenças cardíacas e artrite.

Ginseng

O ginseng é uma planta com efeitos medicinais muito benéficos para a saúde e pode ser encontrado em cápsulas, chás, tinturas ou in natura (para receitas de comidas e bebidas).

Esse medicamento tem diversas vantagens para o organismo: reduz o estresse, melhora a circulação sanguínea, previne o câncer, aumenta a disposição, regula a pressão arterial e melhora a memória.

Quinoa

Você já deve ter ouvido falar na quinoa, pois é um cereal muito utilizado em saladas e comidas mais leves. Sabia que esse alimento possui diversos benefícios para o corpo humano? Além de ser rico em fibras, proteínas, cálcio e ferro, também reduz o colesterol e fortalece os ossos.

Esse cereal é muito indicado para quem está em processo de emagrecimento por ter fibras que aumentam a sensação de saciedade.

Gengibre

De gosto ardido e um pouco forte, o gengibre é tradicionalmente conhecida por seus benefícios naturais. A raiz possui diversas propriedades terapêuticas que são indicadas no tratamento de problemas circulatórios e intestinais.

Esse nutracêutico ainda previne o envelhecimento e combate a má digestão. Também costuma ser muito utilizado por quem está de dieta, já que acelera o metabolismo e diminui a retenção de líquidos.

Como qualquer outro tipo de medicamento, os nutracêuticos podem ter contraindicações — a alta dosagem não faz bem ao corpo humano. Portanto, procure um especialista antes de fazer uso de qualquer remédio e sempre que apresentar reações alérgicas e/ou adversas. Também procure adquirir os produtos de uma empresa especializada, a fim de garantir um atendimento personalizado e seguro.

O uso de medicamentos naturais por si só não vai tratar doenças ou problemas imunológicos. A combinação de dieta balanceada, prática de exercícios físicos, ingestão de muita água e boas noites de sono continua sendo essencial para uma vida saudável.

Gostou das nossas informações sobre medicamentos naturais? Respondemos todas as suas dúvidas? Entre em contato conosco para que possamos encontrar o melhor nutracêutico para o seu problema!

Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho