Descubra como funcionam os florais Bach!
Posted in Novidades

Você conhece ou já ouviu alguém falar sobre os florais de Bach? Esse é o nome de uma terapia natural e alternativa criada por um médico inglês que tem como intuito o equilíbrio das emoções. Diferente dos tratamentos convencionais, os florais de Bach tratam sentimentos e emoções, focando especialmente em cuidar da mente antes do corpo.

O uso dos florais ainda é pouco conhecido ou utilizado, mas a tendência é que esse consumo aumente, pois cada vez mais estudos têm sido realizados e novas fórmulas descobertas — o que permite tratar um número maior de doenças emocionais.

Ficou curioso? Quer saber como funcionam os florais de Bach? Então prossiga com a leitura!

Como surgiram os florais?

Bach acreditava que o conhecimento e a mistura da essência de algumas flores fossem capazes de mudar as sensações e os sentimentos. Para isso, estudou e desenvolveu diversas fórmulas que foram testadas nele mesmo e em conhecidos até chegar no que hoje conhecemos como florais. Durante a fase de testes, ele escolheu somente flores com padrão energético muito elevado, que hoje constituem as fórmulas finais.

Para o inglês, qualquer pessoa pode escolher e consumir seus florais, mas recomenda que a terapia seja feita com o acompanhamento de um terapeuta. Dessa maneira, o especialista pode trocar ou adicionar algum floral diferente, até que acerte na fórmula.

O que são eles?

Os florais de Bach são essências extraídas de flores que tem como objetivo alterar emoções. Eles funcionam como um catalisador, pois, quando temos um pensamento negativo ou muito forte, a terapia substitui essa sensação por algo positivo e acolhedor.

O sistema foi desenvolvido no século passado pelo médico inglês Edward Bach, daí o nome, e conta com 38 essências. Cada uma delas tem uma fórmula desenvolvida especialmente para a terapia de uma perturbação. O uso de florais não interfere no uso de medicamentos homeopáticos/alopáticos.

Os florais são preparados com uma fórmula que consiste em 7 ml de brandy (conhaque de boa qualidade para ajudar a conservar a essência das flores) e 23 ml de água mineral sem gás. Em cada frasco podem ser usados somente sete essências por vez.

Quando pronto, o produto é guardado em vidros de cor âmbar, para que possam ter uma melhor conservação. Caso o paciente tenha tolerância zero a álcool, a infusão pode ser preparada com vinagre de maçã ou glicerina vegetal.

Para que são indicados?

O uso dos florais Bach pode ser indicado para auxiliar no tratamento de diversos problemas. Florais não tratam ou curam doenças físicas, como uma úlcera, por exemplo, mas sim sentimentos que podem estar relacionados às enfermidades, como ansiedade ou estresse. Por conta disso, duas pessoas com um mesmo problema podem usar florais diferentes.

Esse tipo de tratamento é muito indicado para a intervenção de emoções, quando estamos passando por uma dificuldade ou algum tipo de situação que afeta nossos sentimentos.

A terapia de florais não substitui o tratamento médico, mas pode ser usado para complementá-lo. Vale destacar que o uso de florais não interfere na personalidade, mas sim ajusta, criando um equilíbrio.

Atualmente existem 38 remédios prontos, cada um deles com fórmula desenvolvida e indicada para um tipo de distúrbio como: intolerância; possessividade e egoísmo; desespero; impaciência; culpa; choque etc. Alguns desses florais podem ser específicos, estando de acordo com alguma fase da vida, como luto ou separação.

Durante a terapia, deve-se manter em mente as quatro etapas percorridas. Essas fases são conhecidas como os quatro “R” da cura:

  1. relaxamento: essa etapa consiste em uma sensação de bem-estar que pode, muitas vezes, ser imediata;
  2. reconhecimento: a partir desse momento a fórmula já está fazendo efeito e os pensamentos começam a se elevar/melhorar;
  3. resistência: para aqueles que estão em um tratamento mais extenso, essa etapa pode ser difícil. Ela é marcada por uma vontade de desistir e pode bater um certo pessimismo, mas como foi dito é só uma fase;
  4. renovação: aqui a terapia alcança o seu objetivo, a esperança e a positividade voltam a ter lugar e a fé é fortalecida.

Quando começar o tratamento?

Qualquer pessoa pode fazer uso do tratamento com florais de Bach. Para descobrir qual o mais adequado para o seu tipo de problema, a consulta de um terapeuta é a melhor opção. Diversas doenças não são causadas por condições físicas, e sim emocionais. Por isso, descobrir quais emoções são as causas e como devem ser tratadas pode ser a solução.

Por ser uma terapia natural, o uso de florais não tem contraindicação ou reação adversa. A sua utilização é bem simples: 4 gotas devem ser aplicadas diretamente na língua pelo menos três vezes ao dia.

Os resultados costumam ser apresentados a partir do primeiro mês de uso — o tempo médio são 28 dias, que é o período de um ciclo lunar. Caso a pessoa prefira, a fórmula pode ser diluída em outras bebidas, como água e sucos.

Por ser natural e sem contraindicações, a terapia com florais pode ser feita por pessoas de qualquer idade — desde bebês até idosos. No caso de bebês e crianças deve ser realizado com acompanhamento de especialistas e, de preferência, diluído em outros líquidos.

Existem também florais desenvolvidos para animais e plantas. Assim, todos podem se beneficiar dessa terapia.

A terapia realizada com os florais de Bach deve sempre ser acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, boas noites de sono, manter-se sempre hidratado e prática de atividades físicas.

É recomendado que o tratamento seja feito com o acompanhamento de um especialista, ele poderá determinar exatamente qual a melhor fórmula para você e o seu problema.

Desde que o tratamento com florais foi desenvolvido, foram realizadas pesquisas com diversos outros tipos de essências, e outros sistemas nasceram a exemplo dos florais do Alasca, californianos, florais de Minas, australianos, de Saint Germain, dentre muitos outros.

E aí, gostou de aprender como funcionam os florais de Bach? Tem interesse em conhecer mais e adquirir os produtos citados neste post? Então, entre em contato conosco. Assim, podemos descobrir qual é o melhor tratamento para você!

Comentário (1)

  • Muito interessante,sou uma pessoa negativa,depressiva,auto depreciativa, auto estima zero,

    Antônia Tavares de Lima
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho