Você já deve ter sofrido de pele ressecada, não é verdade? Principalmente no inverno, quando a umidade do ar sofre uma considerável baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração do corpo, o que acaba deixando a pele muito mais sensível e sujeita às agressões, além do grande aspecto esbranquiçado.
Para evitar esses problemas na estação mais fria do ano, é muito importante manter uma rotina diária de cuidados. Por isso, neste post, apresentaremos as principais dicas para manter, de uma vez por todas, a sua pele do rosto e do corpo muito bem cuidada e protegida. Continue a leitura e confira!
Beba muita água
A água é um hidratante poderoso e garante que o organismo funcione corretamente, regenerando os tecidos e mantendo a hidratação de dentro para fora. Além disso, ela elimina grande parte das impurezas que dificultam a chegada dos nutrientes às células e provocam sensibilidade na pele do corpo todo.
Então o ideal é beber, no mínimo, 2 litros de água ao longo do dia. Se você não gostar da água pura propriamente dita, poderá apostar também nos chás e nos sucos naturais. O que vale é se hidratar!
Alimente-se adequadamente
A pele é o resultado de tudo o que você consome, e nada melhor do que manter uma alimentação leve e balanceada para mantê-la cada vez mais saudável, bonita e hidratada. Por isso, procure abusar de vegetais crus, frutas, legumes, grãos integrais, leite, peixes e carnes magras.
Esses alimentos contêm importantes fitoquímicos, vitaminas e minerais que nutrem o organismo, previnem o envelhecimento precoce e deixam a pele mais bonita. Já os doces e gorduras devem ser evitados, pois podem contribuir para o endurecimento do colágeno e da elastina da pele, além de provocarem ainda mais ressecamento e flacidez.
Mantenha a pele hidratada
Os cremes e loções hidratantes, além de tratarem e ajudarem nos cuidados com a pele ressecada, também evitam descamações e o aspecto esbranquiçado tão incomodativo esteticamente.
No entanto, é importante lembrar que a pele do corpo e do rosto tem necessidades diferentes e exigem cuidados especiais. O rosto, por exemplo, costuma ter a espessura mais fina e tende a ser mais oleoso do que o restante do corpo, e o uso do mesmo creme hidratante pode acabar piorando esse aspecto, além de entupir os poros e favorecer o aparecimento de acne.
Por isso, o ideal é lavá-lo e hidratá-lo diariamente com máscaras faciais e produtos específicos que equilibram a oleosidade e proporcionam toque suave.
Já no corpo, o ideal é que sejam utilizados cremes que contenham silicone e óleos vegetais e minerais, que hidratam e ajudam a reduzir a perda de água, além de fórmulas manipuladas com ureia, que ajudam a eliminar o processo de ressecamento e descamação da pele.
Adote certos cuidados no banho
A pele tem uma barreira natural formada por queratina, gorduras e óleos fabricados nas glândulas sebáceas. Então, para mantê-la sempre saudável e bem cuidada, procure evitar os banhos muitos quentes, sabonetes irritantes e buchas agressivas. Eles destroem essa barreira e provocam ainda mais ressecamento e sensibilidade.
Use filtro solar
Tomar muito sol envelhece, provoca manchas e contribui para o surgimento do câncer de pele. Portanto, procure utilizar um bom filtro solar todos os dias pela manhã — por mais que o dia não esteja muito ensolarado.
Aplique-o no corpo todo, mas dedique atenção especial ao rosto, mãos, pescoço e colo, pois são as partes que mais sofrem com o ressecamento e a destruição das fibras e da elastina provocada pelos raios UVA e UVB.
Por fim, para alcançar resultados positivos mais rapidamente e melhorar a pele ressecada de uma vez por todas, é indicado que esses cuidados comecem a fazer parte da sua rotina diária e sejam cumpridos com muita disciplina não só no inverno, mas em todas as estações. Afinal, sua pele necessita de cuidados o ano todo, não é verdade?
Gostou de saber como cuidar da pele ressecada no inverno? Quer que seus amigos também saibam disso? Então não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais e dialogue sobre o assunto com os mais próximos! Vamos lá!
Leia Também:Antioxidantes - Como os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento