Conheça os mitos e as verdades sobre homeopatia para crianças
Posted in Saúde

Cuidar da saúde dos pequenos é sempre um desafio para os pais, principalmente quando se trata de medicamentos, afinal queremos sempre proteger o organismo dos nossos filhos. A homeopatia para crianças é uma excelente opção para quem deseja um tratamento mais natural.

A homeopatia é uma das áreas da medicina criada pelo médico alemão Christiano Samuel Hahnemann. Esse tratamento é feito com medicamentos à base de substâncias naturais — animais, vegetais e minerais — diluídas em doses muito pequenas.

Baseada no princípio da similitude, em que uma substância que produz sintomas em uma pessoa saudável, pode curar sintomas semelhantes em uma pessoa doente.

Essa ciência milenar ainda é um assunto delicado pela falta de compreensão do seu funcionamento. Neste artigo, esclareceremos alguns mitos e verdades sobre a homeopatia para crianças. Acompanhe!

Conheça os mitos e verdades sobre a homeopatia para crianças

A homeopatia vem do princípio de curar a pessoa como um todo e não apenas a doença, sendo assim, ela age também como uma terapia. Quando uma patologia se manifesta no corpo, geralmente é devido a um desequilíbrio no organismo, e este deve ser tratado para eliminar a doença.

Conheça os principais mitos e verdades sobre a homeopatia para crianças:

“O resultado do tratamento homeopático é lento”

Mito. Não devemos confundir tratamento prolongado com demorado. A homeopatia busca restaurar o equilíbrio do organismo, ou seja, ir a fundo na causa da patologia e não simplesmente no sintoma.

Dessa forma, o tempo de tratamento pode variar de acordo com a doença, idade e o indivíduo em si. Doenças comuns em crianças — amigdalite, faringite, sinusite e otite — podem ser resolvidas mais rapidamente. No entanto, uma doença crônica pode variar o tempo de tratamento, pois o corpo já está debilitado devido a ela.

Para tratar uma doença crônica é necessário um acompanhamento contínuo associado à medicação, até que todo o equilíbrio do organismo seja restaurado.

“A homeopatia para crianças é um tratamento seguro”

Verdade. Os medicamentos homeopáticos são menos agressivos que os remédios convencionais, o que os tornam praticamente isentos de efeitos colaterais. No entanto, se ocorrer reação ou sintomas, seu médico homeopata deve ser comunicado para acertar as doses.

Esses medicamentos, assim como os tradicionais, são cientificamente testados. A diferença é a abordagem. Ao cuidar de uma criança com insônia e muito agitada, por exemplo, o tratamento pode ser com um medicamento a base de café. Normalmente, esse ativo tira o sono de uma pessoa saudável, mas preparado homeopaticamente pode diminuir a insônia e melhorar a qualidade do sono.

É preciso ressaltar, entretanto, que mesmo um medicamento homeopático pode causar danos se usados sem orientação médica. Qualquer remédio é nocivo em doses erradas e medicar uma criança sem acompanhamento profissional pode causar sérios problemas.

“A homeopatia é contra a vacinação”

Mito. As vacinas têm a função de proteger as crianças contra doenças altamente letais. A vacinação é fundamental nos primeiros meses de vida, pois, além de prevenir diversas doenças infecciosas, também auxilia a evitar surtos.

A própria Associação Médica Homeopática Brasileira adverte sobre a importância da vacinação, e alerta que não é coerente com a prática médica recomendar a não imunização, já que esta foi responsável pela erradicação de doenças como varíola e a poliomielite.

O que o médico pode recomendar é o uso da homeopatia para minimizar os efeitos colaterais que as vacinas causam nas crianças.

“A homeopatia pode ser conciliada a alopatia”

Verdade. Devemos lembrar que um homeopata é um médico por formação e conhece todos os bons efeitos de remédios alopáticos — medicações convencionais. Sendo assim, os tratamentos não competem entre si, eles se complementam.

No caso de uma criança com pneumonia, a homeopatia pode ser conciliada com os antibióticos para acelerar o tempo de tratamento e, ainda, tratar a real causa da doença para que ela não venha a reincidir.

“Existem doenças que não respondem à homeopatia”

Mito. O que acontece é que doenças de rápida evolução precisam ser tratadas de forma imediata, portanto, o tratamento tradicional deve ser complementado com a homeopatia. Qualquer doença, crônica ou não, responde a tratamentos homeopáticos.

Sua eficácia pode ser ainda melhor se iniciada no início da doença, podendo impedir sua progressão.

“Uma criança tratada homeopaticamente desde a infância adoece menos”

Verdade. O sistema imunológico de uma criança se completa entre os 2 e 3 anos, portanto, não dá para melhorar uma imunidade que ela ainda não tem. No entanto, é possível acompanhar o seu desenvolvimento e, se houver algum problema, o desequilíbrio é descoberto e tratado antes de virar uma patologia mais grave.

O acompanhamento no início da vida dessa criança favorece o equilíbrio do seu organismo e, consequentemente, ela adquire um sistema imunológico mais forte, permitindo que ela adoeça menos e tenha um crescimento saudável.

“O homeopata precisa ser pediatra para tratar crianças”

Mito. Qualquer homeopata pode tratar uma criança, porém, é preciso entender a importância de ambos. Tanto o acompanhamento com o pediatra quanto com o homeopata são necessários.

Um médico não exclui o outro. São especialidades diferentes que são essenciais para o desenvolvimento infantil. Nenhuma intervenção, se houver necessidade, deve ser negligenciada devido ao tratamento homeopático.

“Detalhes sutis da vida da criança como a relação com os pais e o ambiente de crescimento fazem diferença no diagnóstico final”

Verdade. O tratamento homeopático não se baseia apenas na doença em si, mas também no paciente, portanto, para chegar ao diagnóstico correto, são considerados: o ambiente familiar da criança, o relacionamento com os pais, o humor, situação psicológica e o seu comportamento.

Dessa forma, uma consulta com um homeopata pode demorar mais que as convencionais, pois o detalhamento da vida do paciente, nesse momento, é muito importante. O atendimento é mais empático por considerar não apenas o físico, mas também o psicológico da criança.

A homeopatia, na verdade, é uma ciência milenar baseada em princípios que regem a natureza e o universo. Para pais que buscam métodos menos agressivos, a homeopatia para crianças, com certeza, é uma ótima opção. No entanto, não se pode negligenciar outras especialidades médicas. Busque sempre o tratamento adequado para a situação do momento.

Você deseja tratar seus filhos com tratamentos homeopáticos, mas não sabe onde manipular suas receitas? A Curante Farmácia de Manipulação oferece os melhores profissionais para manipulação dos seus medicamentos homeopáticos. Não perca tempo e entre em contato. Atendemos pelo site ou via WhatsApp. Faça já seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho