Saúde

Colesterol bom e ruim: entenda a diferença entre eles

Quando o assunto é saúde, sempre pensamos em maneiras de nos prevenir contra doenças, seja tomando vitaminas ou fazendo visitas periódicas ao médico. Entre os métodos mais comuns que especialistas usam para fazer acompanhamento estão os exames de rotina (sangue, urina, fezes), que costumam indicar possíveis problemas.

Sempre que vamos fazer algum tipo de exame, como o de sangue, costumamos ouvir um conhecido ou o próprio médico falar sobre colesterol bom e ruim, mas nem sempre sabemos a diferença entre eles.

Pensando nisso, criamos este post para explicar sobre os tipos de colesterol e mostrar como eles podem afetar sua saúde e bem-estar. Confira!

Para que servem?

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) produzido no fígado. Ele tem como função controlar a vitamina D e outros nutrientes no organismo. No entanto, se gerado em excesso, pode se tornar prejudicial para o corpo humano.

Esse lipídeo é produzido em sua maioria pelo organismo, mas uma parte pode ser controlada pela alimentação. Para isso, é importante manter uma dieta balanceada, beber bastante água e praticar atividades físicas.

Colesterol alto pode ser uma doença hereditária, visto que algumas pessoas têm dificuldade em manter o LDL baixo. Nesses casos, é recomendado o consumo de remédios que têm como objetivo auxiliar o corpo no controle dos níveis.

Qual é a diferença entre colesterol bom e ruim?

Existem dois tipos de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL). No entanto, identificá-los ou diferenciá-los nem sempre é fácil.

O colesterol bom é responsável pelo controle do colesterol ruim no organismo. Ou seja, ele tem a função de transportar o LDL para o fígado, fazendo com que esse lipídeo seja eliminado de maneira correta.

O LDL é considerado vilão. Sua função é transportar lipídios ou gordura acumulada pelas artérias até chegar no coração, o que pode causar doenças cardiovasculares.

Quando o organismo é considerado saudável o colesterol bom se sobressai. Para que isso aconteça e para aumentar os níveis de HDL, é importante consumir alimentos como azeite, amêndoas, peixes ricos em ômega 3, nozes, castanhas, dentre outros. Suplementos naturais também são ótimos aliados nesse quesito.

Por que acompanhá-los?

Como já explicamos, a função do colesterol bom é remover o colesterol ruim das artérias, evitando o risco de infartos. Porém, a relação entre HDL e LDL pode ficar desequilibrada se não acompanharmos os níveis.

Quando isso acontece, nosso corpo costuma dar sinais de que alguma coisa está errada, e perceber esse problema se torna mais fácil. Alguns dos indícios podem incluir fadiga, dificuldade para respirar e dores frequentes no peito.

Os níveis ideais são:

  • HDL: acima de 50 mg/dl;
  • LDL: abaixo de 130 mg/dl (para pacientes com alto risco de doença coronária o recomendado é abaixo de 100 mg/dl);

Evitar alimentos como frituras, miolos de porco, carnes gordurosas, manteiga e margarina ajuda a manter o LDL no nível adequado. Caso você esteja sentindo mal-estar e tendo dificuldades para controlar seu colesterol, procure um especialista para ajudar a resolver o problema.

E aí, gostou de conhecer as diferenças entre colesterol bom e ruim? Acha que essas informações podem ajudar você a controlar o seu nível de HDL e LDL? Aproveite e curta nossa página do Facebook para acompanhar mais dicas de saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *