Dicas, Esporte

6 lugares em Brasília para a prática de esportes ao ar livre

Praticar exercícios vai muito além da estética: é um cuidado essencial com o corpo e a mente. E a boa notícia é que você não precisa estar preso a uma academia para se movimentar.

Brasília é privilegiada com áreas verdes que convidam ao bem-estar gratuito e ao ar livre. Seja em parques, praças ou na orla, a nossa cidade oferece o cenário perfeito para quem busca mais disposição e saúde no dia a dia.

Separamos 6 lugares incríveis em Brasília para você sair da rotina e começar a se exercitar hoje mesmo. Confira!

1.Parque Olhos d’Água

Localizado na Asa Norte, o Parque Olhos d’Água tem uma ótima estrutura para os fãs de atividades ao ar livre. Com trilhas bem calçadas e de fácil acesso, essa é uma ótima indicação para caminhadas, corridas e aqueles que gostam de pedalar. O local oferece também práticas de yoga aos domingos.

Para quem gosta de relaxar após os exercícios, o local conta com uma área de contemplação que abriga a Lagoa do Sapo e uma imensa biodiversidade — além de eventos culturais, como peças de teatro e encontros de meditação. O parque fica aberto das 6h às 19h, todos os dias.

2. Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

O Parque Dona Sarah Kubitschek, também conhecido com Parque da Cidade, fica localizado no centro e é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. Por se tratar de um dos principais centros de lazer da capital, ele recebe um grande número de visitas (especialmente para a prática de atividades físicas).

Em meio à sua área verde, o espaço tem diversas quadras para esportes como vôlei, basquete e futebol, além de aparelhos de ginástica e trilhas para caminhadas, corridas e ciclismo. O local também é conhecido pelos atrativos culturais, como shows e teatros. Ele funciona todos os dias, das 5h à meia-noite.

3. Parque Deck Sul

O parque que foi inaugurado em 2017 com o nome de Pioneiros Cláudio Sant’Anna, é mas conhecido como Deck Sul e fica localizado às margens do Lago Paranoá. Trata-se de uma ótima opção para quem gosta de atividades ao ar livre, pois conta com uma ciclovia, pista para caminhada, quatro quadras poliesportivas, três parques infantis e um circuito inteligente para malhação.

Para os amantes de xadrez, o local tem mesas do jogo para usufruto dos visitantes. Sete pergolados — estrutura de madeira para descanso — estão à disposição de quem busca por descanso e um dia relaxante.

4. Lago Paranoá

O lago é considerado o mar brasiliense, com diversas modalidades de atividades e esportes gratuitos em toda a sua orla. Para os amantes de aventura, trata-se do local ideal para a prática de esportes diferentes e poucos convencionais, como flyboard, windsurf, stand up paddle e canoa havaiana.

Por seu comprimento e sua largura, o lago cobre uma grande área da cidade e banha vários parques, a exemplo do Parque das Garças e do Parque Lago Sul. Outro local conhecido pela prática de esportes aquáticos é a Orla da Ponte JK, localizada na Asa Sul.

5. Eixo Monumental

O Eixo Monumental é uma via movimentada de Brasília, que corta a cidade de Norte a Sul. Muito conhecida pela tradicional Corrida de Reis, é comumente usada por ciclistas aos domingos. Já durante a semana, é possível andar de bicicleta na faixa construída no canteiro central.

Outra via que interliga o Eixo Monumental é o Eixão, que é conhecido como Eixão do Lazer, em que aos domingos e feriados a via fica fechada para carros e disponível para atividades físicas das 6h às 18h. Sendo assim, uma ótima pedida para quem gosta de caminhar, correr e andar de patins ou skate.

6. Parque Ecológico Dom Bosco

Banhado pelo Lago Paranoá e localizado próximo à barragem, o Parque Ecológico Dom Bosco oferece a seus visitantes trilhas dentro do cerrado nativo, além de paisagens exuberantes. O local tem uma rua afastada bem inclinada, sendo comumente utilizado para a prática do Downhill sobre skate.

As pessoas também correm, caminham, andam de bicicleta, nadam e fazem esportes aquáticos, entre muitas outras atividades, ao longo de toda a sua extensão de área verde. Outro atrativo do parque é a chamada Ermida Dom Bosco, monumento e ponto turístico brasiliense que recebe diversos visitantes. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *