O mecanismo de ação da Maca Peruana (Lepidium meyenii) baseia-se na atuação de seus ativos naturais presentes na raiz, como esteroides, compostos fenólicos, flavonoides, taninos, glicosídeos, saponinas e aminas secundárias. De modo geral, o ativo age como um revigorante e adaptógeno, sendo amplamente utilizado na medicina tradicional para o aumento da vitalidade, combate ao estresse e promoção da libido em ambos os sexos.
No organismo masculino, a Maca atua especificamente aumentando o desejo sexual e a produção de espermatozoides, além de auxiliar na melhora da disfunção erétil de intensidade leve. Para o público feminino, o mecanismo de ação promove a redução dos sintomas de desconforto característicos da menopausa e atua na melhora da disfunção sexual que ocorre durante o climatério.
Além das funções reprodutivas, a Maca age no sistema energético, combatendo a fadiga e o cansaço. Em atletas, ela atua como uma alternativa natural aos anabolizantes para ganho de performance. Tradicionalmente, também é descrita sua ação no tratamento da anemia e na recuperação da memória, atuando como um tônico geral para o organismo.