Dermatologia

Manchas no rosto: entenda como tratá-las da melhor forma

Nos últimos tempos, as pessoas vêm cuidando cada vez mais da pele para prevenir possíveis manchas no rosto.

A exposição ao sol é a causa mais comum para esse problema, mas há diversos outros fatores que também contribuem para o aparecimento dessas marcas, como a idade, uso de anticoncepcionais orais, gravidez, acne ou o hábito de fumar.

Neste post, vamos explicar tudo sobre essas vilãs, bem como alguns hábitos saudáveis e simples para que você possa manter a sua pele sempre bonita e cada vez mais distante desse problema. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira!

Quais são as principais causas das manchas no rosto?

Como já citamos, além dos fatores específicos, a maioria das manchas no rosto está relacionada à exposição ao sol, já que os raios UVA e UVB estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.

Além disso, podem provocar envelhecimento precoce, rugas, queimaduras e até mesmo câncer de pele.

Quais são os principais tipos de manchas que podem surgir na pele do rosto?

Melanose solar (mancha senil)

Normalmente, são escuras, pequenas, arredondadas e costumam surgir em pessoas mais velhas. No entanto, essas manchas não são provocadas pela idade, e sim pelo dano causado à pele devido à exposição solar ao longo dos anos.

Isso acaba induzindo ao aumento do número de melanócitos (células que produzem o pigmento que proporciona cor à pele), que geram melanina e a escurecem ainda mais. São mais frequentes em pessoas de pele clara.

Sardas

São pequenas manchas castanhas que se manifestam, principalmente, em pessoas de pele clara e dividem-se em dois grupos: congênitas, que nascem com a pessoa, e adquiridas com o tempo, que surgem devido à exposição ao sol.

Além disso, por mais que não estejam presentes no momento do nascimento, podem aparecer nos três primeiros anos de vida.

Melasma

Aparecem, normalmente, devido à predisposição genética e a combinação da gestação ou uso de pílula anticoncepcional com a exposição solar. Encontram-se na região das maçãs do rosto, buço e testa. Em casos mais raros, podem aparecer em outros locais, como colo e braços.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

São manchas avermelhadas que se tornam amarronzadas com o tempo, e ocorrem sempre após algum processo inflamatório da pele, como um pelo encravado, espinha ou até mesmo uma picada de inseto.

Quais são as melhores opções para tratar esse problema?

Os produtos manipulados orais e tópicos podem ser uma excelente alternativa para tratar e prevenir as manchas no rosto. Afinal, a concentração dos ativos nesses produtos é muito maior, o que acaba proporcionando melhores resultados — além de serem muito mais baratos que os industrializados.

Confira abaixo as melhores opções do mercado!

Vitamina C

Na forma de creme, essa vitamina, além de ser um excelente antioxidante e promover o aumento do colágeno na pele, também consegue regular a produção de melanina e combater as manchas no rosto.

Ácido Kójico

Produzido por um cogumelo japonês chamado Koji, é um ativo mais suave que pode ser utilizado durante o dia. Não causa irritação, nem fotossensibilização, e tem uma exclusiva ação de combate ao envelhecimento e redução de rugas. Normalmente é associado com outros ativos, como a vitamina C.

Ácido Azelaico

O ácido azelaico é uma substância natural encontrada na cevada, no trigo e no centeio, e muito utilizada no tratamento das manchas na pele de qualquer origem.

É encontrado na forma de cremes e géis manipulados conforme indicação do dermatologista, pode ser utilizado em peelings e só pode ser adquirido com receita médica.

Arbutin

É um derivado da hidroquinona, com a vantagem de ser mais estável a luz e ter menor probabilidade de causar efeitos adversos na pele. Se comparado ao Ácido Kójico e à vitamina C, tem a maior ação despigmentadora.

Pesquisas indicam que o uso do Arbutin é muito mais seguro que o de sua fórmula de origem e ainda não danifica os melanócitos.

Ácido Retinoico

Derivado da vitamina A, promove um excelente peeling na pele, diminuindo a aparência das manchas. Também pode ser aplicado com outros ativos, atuando como um potencializador. Não deve ser utilizado durante o dia, e só é comercializado por meio de receita médica.

Oli Ola

O Oli Ola é um ativo mais diferenciado, pois é administrado oralmente por meio de cápsulas gelatinosas. É um potente polifenol e tem grande ação antioxidante que auxilia na diminuição das manchas no rosto e promove a uniformidade do tom da pele. Além disso, contribui para estimular a renovação celular e prevenir o envelhecimento precoce.

É um extrato 100% natural, obtido exclusivamente do fruto da oliveira, padronizado em 3% de hidroxitirosol. Está revolucionando o mercado farmacêutico com resultados surpreendentes e tem sido chamado frequentemente de peeling em cápsulas, e ainda tem a vantagem de não promover os efeitos indesejados dos procedimentos tradicionais, como inchaço e vermelhidão.

Como prevenir novas manchas no rosto?

A melhor maneira de prevenir novas manchas faciais é utilizar filtro solar diariamente — mesmo que o dia não esteja muito ensolarado. Afinal, elas podem até desaparecer com o tratamento correto, mas qualquer mínima exposição ao sol pode fazer com que voltem com força total.

Por isso, aplique-o a cada três horas, e evite se expor ao sol das 10h às 16h. Também procure utilizar outros meios de proteção, como sombrinhas, chapéus e viseiras, além de se manter sempre à sombra.

A pele também tem uma barreira natural formada por queratina, gorduras e óleos fabricados nas glândulas sebáceas. Então, para mantê-la sempre saudável, bem cuidada e livre das manchas, o ideal é evitar tomar banhos muitos quentes, pois além de provocarem intenso ressecamento, eles destroem essa barreira e podem acabar piorando o problema.

Por fim, é importante enfatizar que, para combater as manchas no rosto e garantir resultados mais eficazes e seguros, você jamais deverá utilizar algum produto tópico ou oral sem consultar um dermatologista e uma empresa especializada em manipulação. Assim, você garante o sucesso do seu tratamento e mantém a sua pele cada vez mais bonita e saudável.

E aí, gostou de aprender como tratar e prevenir as manchas no rosto que tanto lhe incomodam? Tem interesse em adquirir os produtos manipulados citados neste post? Então, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *