MACA PERUANA

A Maca Peruana, cujo nome científico é Lepidium Meyenii Walpers , é um vegetal de uso oral amplamente reconhecido na medicina tradicional por sua capacidade de aumentar a vitalidade, combater o estresse e promover a libido.

A parte da planta que concentra seus principais ativos é a raiz, onde se encontram substâncias fundamentais como esteroides, compostos fenólicos, flavonoides, taninos, glicosídeos, saponinas e aminas secundárias. Historicamente, seu uso é consagrado como afrodisíaco e energético, sendo aplicada no tratamento da anemia, da impotência sexual, da perda de memória, de problemas menstruais e da síndrome da fadiga crônica

No cenário atual, a Maca tem se destacado entre atletas como uma alternativa natural aos anabolizantes , sendo indicada para quadros de falta de energia, cansaço, fadiga e desinteresse sexual. No público masculino, observou-se que a planta aumenta o desejo sexual, a produção de espermatozoides e melhora casos de disfunção erétil leve. Já no público feminino, a Maca atua na redução do desconforto causado pela menopausa e melhora a disfunção sexual associada ao climatério

PERGUNTAS FREQUENTES

Indicações
  • Saúde Hormonal: Alivia sintomas da menopausa (fogachos, alterações de humor), TPM, e pode ajudar a regular o ciclo menstrual, atuando como adaptógeno.
  • Energia e Disposição: Combate fadiga, astenia e estresse, sendo um bom energético natural e pré-treino para atletas
  • Libido e Fertilidade: Aumenta o desejo sexual (em homens e mulheres) e melhora a qualidade do sêmen e a fertilidade.
  • Bem-Estar e Cognição: Promove sensação de bem-estar, melhora a memória e concentração.
  • Saúde Óssea: Auxilia no controle da osteoporose.
  • Saúde Cardiovascular: Ajuda a controlar o colesterol e a hipertensão.
  • Suporte Nutricional: Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, sendo um superalimento.
Benefícios
  • Energia e Performance: Combate a fadiga, aumenta a disposição e melhora o desempenho físico e mental, sendo ótima para atletas.
  • Saúde Sexual e Reprodutiva: Aumenta o desejo sexual (libido) e a fertilidade masculina, melhorando a qualidade do esperma.
  • Equilíbrio Hormonal: Ajuda a regular o ciclo menstrual e alivia sintomas da menopausa e TPM, como fogachos e suores noturnos, atuando como um regulador natural.
  • Saúde Mental: Seus antioxidantes podem reduzir ansiedade e depressão leve, além de melhorar a memória e concentração.
  • Nutrição e Fortalecimento: Rica em cálcio, ferro, zinco, vitaminas e aminoácidos, fortalece ossos, músculos e o sistema imunológico, prevenindo a osteoporose. 
Mecanismo de Ação

O mecanismo de ação da Maca Peruana (Lepidium meyenii) baseia-se na atuação de seus ativos naturais presentes na raiz, como esteroides, compostos fenólicos, flavonoides, taninos, glicosídeos, saponinas e aminas secundárias. De modo geral, o ativo age como um revigorante e adaptógeno, sendo amplamente utilizado na medicina tradicional para o aumento da vitalidade, combate ao estresse e promoção da libido em ambos os sexos.

No organismo masculino, a Maca atua especificamente aumentando o desejo sexual e a produção de espermatozoides, além de auxiliar na melhora da disfunção erétil de intensidade leve. Para o público feminino, o mecanismo de ação promove a redução dos sintomas de desconforto característicos da menopausa e atua na melhora da disfunção sexual que ocorre durante o climatério.

Além das funções reprodutivas, a Maca age no sistema energético, combatendo a fadiga e o cansaço. Em atletas, ela atua como uma alternativa natural aos anabolizantes para ganho de performance. Tradicionalmente, também é descrita sua ação no tratamento da anemia e na recuperação da memória, atuando como um tônico geral para o organismo.

Posologia

Dosagem Recomendada: De 1g a 3g ao dia.

Contraindicação

O uso não é autorizado para crianças, gestantes e lactantes.

Interações Medicamentosas

Ausência de interação medicamentosa. 

Referências Bibliográficas

1.Material técnico do fabricante.

2.BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/ SP: Atheneu, 6a Ed.
2021.

3.OLIVEIRA, J. C. de. Abordagem farmacológica e terapêutica da Lepidium meyenii Walp. (MACA) : uma revisão de literatura. 114 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do
Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2011.

LÂMINA DE DIVULGAÇÃO

Clique no botão abaixo para fazer download da lâmina de divulgação

LITERATURA TÉCNICA DO FORNECEDOR

Clique no botão abaixo para fazer download do material do fornecedor