Dicas

4 dicas para prevenir as doenças respiratórias

Um pouquinho de coriza aqui, uma tosse ali e, logo em seguida, aparece uma irritação na garganta. Quem sofre com doenças respiratórias comuns, como a rinite, já deve conhecer essa história. Mas as enfermidades que atingem o sistema respiratório vão bem além de uma simples alergia e englobam doenças bem sérias, como o câncer de pulmão.

Embora fatores genéticos possam determinar a presença de doenças respiratórias, o clima também contribui muito para seu surgimento, mas muitas delas podem ser evitadas com atitudes simples do dia a dia. E é isso que vamos mostrar para você hoje! Acompanhe!

As doenças respiratórias mais comuns

Antes de entrarmos nesse assunto, é bom darmos uma refrescadinha na memória: as doenças respiratórias são aquelas que, alérgicas ou infecciosas, atacam o sistema respiratório, composto por nariz e suas cavidades, laringe, traqueia, faringe, brônquios, bronquíolos, alvéolos e, claro, o centro de tudo, os pulmões.

Quem tem alguma doença respiratória tem células menos oxigenadas, portanto, mais expostas aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Agora, vamos conhecer alguns detalhes das doenças mais comuns.

Asma

Afeta os brônquios, que ficam mais estreitos e dificultam a passagem do ar. Por isso, os sintomas mais comuns da doença, que é bastante frequente na infância, incluem chiado no peito e falta de ar. Quando se chega à fase adulta ainda com asma, é uma tendência ela se agravar.

Bronquite

Assim como a asma, a bronquite causa o estreitamento dos brônquios e, se causada por fungos ou bactérias, pode ser totalmente tratada. A bronquite aguda aparece de forma súbita e tem crises mais curtas, mas, se não for tratada corretamente, pode evoluir para um quadro de pneumonia. Enquanto isso, a crônica tem crises, pelo menos, por três meses no ano.

Rinite

A rinite é uma forma de o corpo identificar uma ameaça que não existe, como é o caso dos pelos de animais que, para algumas pessoas, não causam nenhum transtorno, mas para os alérgicos podem ser suficiente para desencadear uma crise com coriza, tosse e muita coceira no nariz.

4 dicas para evitar o aparecimento de doenças respiratórias

1. Não fume

Bom, essa dica não poderia estar de fora (e não são apenas as doenças respiratórias que são provocadas pelo cigarro). Além de o cheiro forte causar irritações em pessoas alérgicas, ele também é o responsável pelo desenvolvimento e pela continuidade de inflamações nos brônquios, que, como vimos, dão origem à asma e à bronquite.

2. Hidrate-se

A nossa mucosa nasal tem um sistema de “autolimpeza” que, para funcionar corretamente, deve estar bem hidratado. Sem hidratação, fica muito mais difícil para o organismo se livrar de micro-organismos e resíduos inalados, causando acúmulo de muco no trato respiratório e, claro, abrindo espaço para doenças respiratórias.

3. Use panos úmidos para a limpeza

Aspirador de pó e vassoura são grandes inimigos de quem tem doenças respiratórias. E, se você quer evitá-las, então é bom se acostumar a tirá-los da rotina de limpeza doméstica. Ao utilizar um dos dois, você está levando as partículas de pó por todo o ambiente, por isso o ideal é sempre utilizar panos úmidos na limpeza do chão e dos móveis da casa.

4. Vacine-se

Mesmo se você não faz parte do grupo de risco, a vacinação contra a gripe também deve fazer parte do seu calendário. A gripe pode sempre evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia, então, o melhor é sempre se prevenir!

Gostou das nossas dicas? Evitar doenças respiratórias não é difícil e pode ser feito com medidas simples do dia a dia, como você viu acima. Tem alguma dica que você conhece e não citamos no texto? Deixe nos comentários e compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *