Dicas de Saúde
Andropausa: o que é e quais as 5 opções naturais de tratamento?
A andropausa, também conhecida como menopausa masculina, nada mais é que a diminuição da testosterona, um hormônio responsável por controlar a produção de espermatozoides, o desejo sexual, a ereção e a força dos músculos.
Geralmente, ocorre por volta dos 50 anos e provoca alguns sintomas muito incômodos, como diminuição do desejo sexual, cansaço excessivo, disfunção erétil e perda de massa muscular e óssea.
A boa notícia é que, embora seja uma etapa normal do envelhecimento do homem, ela pode ser controlada por meio de alguns tratamentos totalmente naturais. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!
Quais são os principais sintomas da andropausa?
A diminuição da testosterona causada pela andropausa provoca uma grande variedade de sintomas no paciente, como:
- alterações de humor;
- falta de energia;
- diminuição do desejo sexual;
- perda de massa óssea e muscular;
- disfunção erétil;
- aumento da gordura abdominal;
- comprometimento da memória e funções cognitivas;
- cansaço excessivo;
- anemia;
- queda de cabelo.
Há, ainda, riscos de desenvolvimento de alguns problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e aumento do colesterol ruim, já que a deficiência de testosterona tem grande influência na piora dos níveis de glicose e lipídios no sangue.
Esses sintomas apresentam-se em determinados exames e na dosagem do hormônio no sangue. Mesmo assim, o urologista não deve levar em conta apenas os níveis totais de testosterona, mas também os que estão disponíveis na corrente sanguínea e que serão utilizados pelo organismo.
Quais são as principais opções naturais de tratamento?
Existem excelentes opções naturais de tratamento para diminuir os efeitos tão desagradáveis da andropausa. Veja quais são elas!
1. Tribulus terrestris
O chá de Tribulus terrestris pode ser uma ótima opção para repor a testosterona de maneira natural e auxiliar na impotência sexual e disfunção erétil. Basta beber de 2 a 3 xícaras da infusão por dia.
2. Ginseng
O ginseng é muito famoso na medicina tradicional chinesa por controlar a diabetes, reduzir o estresse, beneficiar a saúde do coração e tratar a disfunção erétil. Além disso, melhora os níveis de ansiedade, cansaço, insônia e depressão e também aumenta o desejo sexual, que diminui consideravelmente nos homens mais velhos.
3. Toranja
Outra opção natural para aliviar os sintomas da andropausa é a toranja. Trata-se de um citrino que, quando tomado em jejum e aliado a uma alimentação saudável, ajuda a eliminar os quilinhos indesejáveis e a terrível “barriga de chope”, comum nessa fase.
4. Geleia real
A geleia real também é excelente para aumentar o apetite sexual do homem e despertar a sua libido. Para ter o efeito desejado e melhorar o ponto de vista físico, basta consumir diariamente algumas cápsulas manipuladas desse remédio natural.
5. Aveia
A aveia é uma das melhores opções naturais para aumentar os níveis de testosterona nos homens com andropausa. E não há nada melhor do que comer uma taça de frutas com esse cereal no café da manhã para conseguir uma boa quantidade de energia para o corpo, espantar o cansaço excessivo e ativar toda a circulação da zona pélvica.
Essas são as principais opções naturais para reposição hormonal masculina que ajudam a minimizar a queda da produção de testosterona e evitar, na medida do possível, os sintomas da andropausa. Também é muito importante manter hábitos saudáveis, como seguir uma dieta equilibrada, beber bastante água e praticar exercícios físicos, além de visitar regularmente um urologista para acompanhar o estado de saúde e evitar possíveis complicações.
E aí, gostou de saber como tratar a andropausa de maneira natural e sem efeitos colaterais? Quer que seus amigos também conheçam essas dicas? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais e os mantenha sempre bem informados!