Dicas de Saúde
Confira quais os principais fitoterápicos para emagrecer e como usá-los!
Seja por saúde, padrão estético ou para conseguir o corpo perfeito, a procura pela perda de peso é um tópico constante no nosso dia a dia. A todo momento, aumenta-se o número de pessoas que buscam novos métodos para emagrecerem, sejam eles exercícios ou novas dietas. Um dos aliados mais recentes para essas tarefas são os chamados fitoterápicos.
Produzidos a partir de plantas ou ervas, os fitoterápicos são suplementos em forma de chás, cápsulas, ou formulações que são obtidos especificamente de matéria prima vegetal. São originários da fitoterapia, que consiste na cura de doenças por meio do estudo de plantas medicinais.
Com diversas aplicações o uso de fitoterápicos pode trazer vários benefícios para o corpo humano, como auxiliar na perda de peso. Os nutrientes e compostos presentes nos ingredientes da maioria desses produtos ajudam, de alguma forma, que o corpo queime mais calorias do que está acostumado.
Mas, quais fitoterápicos existentes que você conhece e para que eles servem? Como podem ajudar a no amegrecimento? Pensando nisso, criamos este post explicando os principais fitoterápicos para emagrecer e como eles funcionam. Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!
Gengibre
Em sua forma comum, em pó ou em cápsulas, o gengibre é muito indicado para quem deseja emagrecer. A raiz é conhecida por ser um potente acelerador de metabolismo, diurético e termogênico. E quando consumido, faz com que o corpo gaste mais energia, aumentando o gasto de calorias.
Com muitos benefícios, o gengibre pode ser utilizado também no tratamento de mau hálito, dores musculares, cólicas, azia, gases e auxilia na digestão.
Capsici
Extraído a partir da Capsicum annuum, um tipo de pimenta doce, o capsici é um suplemento recomendado para quem quer perder peso. Ele possui ação termogênica e acelera o metabolismo, fazendo com que haja uma diminuição na gordura abdominal. O seu consumo é muito conhecido por auxiliar no tratamento terapêutico de obesidade.
O suplemento proporciona, também, mais energia, auxiliando na redução do colesterol ruim, além de possuir efeito antioxidante. Pode ser encontrado na forma de cápsulas em farmácias de manipulação.
Café Verde
Em fórmula de cápsulas, o café verde é o café que não passou pela torrefação. Por não ter passado pelo processo em que o produto ganha sabor e aroma agradável, ele só é consumido em cápsulas. Ele possui um alto teor de cafeína e de ácido clorogênico, e é conhecido pelo seu poder de emagrecimento.
Ao passar pelo processo de torrefação o grão perde a substância do ácido clorogênico, que é o responsável pela perda de peso. Segundo especialistas, essa substância impossibilita o corpo de usar o açúcar dos alimentos ingeridos, sendo obrigado a extrair a energia do próprio estoque de gordura.
Morosil
Obtido a partir do suco das laranjas moro, o morosil é um extrato seco que pode ser encontrado em sachês, cápsulas ou incorporado em outros alimentos. Segundo estudos, a fruta é a principal fonte de um pigmento chamado antocianinas, um poderoso oxidante responsável pela perda de peso, que neutraliza o ganho de massa e o acúmulo de gordura.
Auxiliar no gerenciamento de peso e na redução de medidas, o morosil ajuda na redução triglicerídeos e colesterol total, além de favorecer o aumento da sensibilidade à insulina.
Meratrim
Uma mistura de diversas plantas medicinais que, quando combinadas, auxiliam o organismo. Após estudos os especialistas descobriram que, ao combinar duas plantas, criava-se um suplemento com diversos benefícios, além de auxiliar na perda de peso.
A Sphaeranthus e o magostim são uma flor e um fruto, respectivamente, de onde são extraídos os óleos e cascas usados para criar o suplemento. O meratrim proporciona a redução de gordura e realiza a manutenção do hormônio que controla a queima de gordura, a adiponectina. Alguns dos outros benefícios apresentados com o uso do suplemento são: a diminuição do triglicérides e colesterol, e a redução do risco de diabetes.
Crocus sativus
Também conhecido como açafrão verdadeiro, o fitoterápico crocus sativus é muito conhecido na culinária mundial. Utilizado há milhares de anos, a especiaria é famosa no tratamento de câncer e da depressão.
Com diversos benefícios, como o aumento da sensibilidade à insulina e melhora nos sintomas da TPM, ele possui ação antioxidante, ajuda na diminuição da ansiedade e do estresse. Além disso, ele também contribui no emagrecimento, por favorecer o controle de saciedade e diminuir a vontade de consumir doces, sendo uma ótima indicação para quem deseja diminuir medidas.
Opuntia ficus
Opuntia ficus — ou figo da índia —, é uma planta rica em nutrientes e muito conhecida por suas propriedades medicinais. Muito consumida como alimento pelos povos nativos da América Latina, a planta traz diversos benefícios para a saúde, como proteção cardiovascular, tratamento de problemas gastrointestinais e controle da glicose.
O seu alto teor de fibras auxilia no controle da saciedade, função diurética e retarda a absorção de açúcar pelo organismo, o que o torna muito utilizado por quem está de dieta para perda de peso. A opuntia pode ser encontrada em cápsulas de suplementos produzidos por farmácias de manipulação.
Citrimax, Citrus Auranticum 30% de cinefrina, Spharanthus indicus, Garcinia Mangostona e Phellodendron amurese são mais alguns fitoterápicos que são indicados para quem quer emagrecer por auxiliarem na inibição do apetite, controlar a saciedade, aumentar o gasto energético e reduzir gordura abdominal. Além de possuírem diversos benefícios, como a redução do colesterol total e triglicérides e aumento de sensibilidade à insulina.
Seja por indicação médica ou por uso próprio, os fitoterápicos têm contraindicações e devem ser usados com cautela e moderação. Por isso, caso apresente alguma reação adversa procure um especialista!
O consumo de fitoterápicos por si só não tem efeito milagroso para a perda de peso, pois o uso deve ser combinado a hábitos saudáveis, como beber muita água, dormir bem, praticar exercícios físicos e manter uma dieta balanceada — sempre com o acompanhamento de um médico.
Agora que já conhece um pouco mais sobre os fitoterápicos para emagrecer, acha que pode funcionar para você? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a escolher a melhor opção de consumo para o seu organismo.