Isoflavona
ISOFLAVONA
A isoflavona consiste em um conjunto de substâncias naturais extraídas dos grãos de soja (Glycine max L.). Seus principais componentes são a genisteína, a daidezeína e a glicisteína, que são classificadas como fitoestrógenos por possuírem uma estrutura química e atividade semelhantes aos hormônios femininos.
No organismo, essas substâncias se convertem em uma forma mais fraca de estrógeno, apresentando a capacidade de normalizar e equilibrar os níveis desse hormônio na corrente sanguínea, sejam eles altos ou baixos. Além de sua função hormonal, o ativo é rico em saponinas, que possuem propriedades imunoestimulantes, e em ácido fítico, que auxilia na prevenção da formação de radicais livres através da quelação de íons férricos em excesso.
Geralmente, o medicamento é apresentado na forma de extrato seco padronizado para garantir a concentração ideal dos ativos.
PERGUNTAS FREQUENTES
- limatério/Menopausa: Alívio de ondas de calor (fogachos), suores noturnos, tonturas, depressão e formigamento.
- Saúde Óssea: Prevenção e tratamento da osteoporose, ajudando a manter a densidade óssea.
- Saúde Cardiovascular: Redução do colesterol "ruim" (LDL) e prevenção de doenças cardíacas.
- TPM: Alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual.
- Potencial Preventivo: Câncer de mama, colo de útero e próstata, e Alzheimer, embora com menos estudos conclusivo
- Menopausa e TPM: Alivia os sintomas do climatério e da tensão pré-menstrual.
- Saúde Óssea: Auxilia na prevenção da osteoporose causada pela deficiência hormonal.
- Prevenção de Doenças Crônicas: Atua na redução de doenças do coração, controle de colesterol e prevenção de males como o Alzheimer.
- Ação Oncológica: É indicada na prevenção de câncer de mama, de útero e de próstata.
A ação da Isoflavona no organismo é fundamentada em sua estrutura química, que é muito semelhante ao estrógeno humano. Por essa semelhança, essas substâncias (principalmente genisteína, daidezeína e glicisteína) atuam como fitoestrógenos, sendo capazes de se ligar aos receptores hormonais e normalizar os níveis de estrógenos circulantes, sejam eles altos ou baixos. Ao entrar no corpo, elas se convertem em uma forma mais fraca de estrógeno, funcionando como um repositor hormonal natural que alivia os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual.
Além da modulação hormonal, o ativo possui propriedades antioxidantes e imunoestimulantes através de suas saponinas. Ele também conta com o ácido fítico, que atua quelando íons férricos em excesso, o que ajuda a prevenir a formação de radicais livres e protege o organismo contra doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares. Por fim, essa atividade estrogênica também auxilia na fixação de cálcio, ajudando a reduzir a osteoporose causada pela deficiência hormonal
Concentração: O extrato seco costuma ser padronizado em 40% de isoflavona.
Dosagem: A recomendação é de doses diárias de até, no máximo, 80mg.
- Gestação: Não é recomendada para mulheres grávidas.
- Crianças: O uso pode afetar a maturação sexual devido aos efeitos estrogênicos.
- Alergias: Contraindicado em casos de hipersensibilidade ao extrato de soja.
Ausência de interação medicamentosa.
ESTEVES, E.A.; MONTEIRO, J.B.R.; Efeitos benéficos das isoflavonas de soja em doenças crônicas. Rev. Nutr., Campinas, v. 14, p. 43-51, 2001.
FERREIRA, A. Guia Prático de Farmácia Magistral. Pharmabooks, 4ªed., v.1, São Paulo, 2010.
WOLFF, L.P.G.; et al . Avaliação do endométrio em menopausadas após uso de isoflavonas. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.52 n.6, 2006
SCHULZ, V.; et al. Fitoterapia Racional., 4ªed. São Paulo: Manole, 2002 p. 291 – 303.