Dicas de Saúde
O sistema elétrico do corpo: o que causa a sensação de “choque” nos nervos?
Você já sentiu um formigamento que não passa, uma sensação de “choque” repentino ou uma queimação nos pés e mãos que parece não ter causa aparente?. Se a resposta for sim, você não está sozinho. Recentemente, o interesse por saúde neurológica cresceu nas buscas online, refletindo uma realidade: as dores no corpo nem sempre vêm dos músculos, mas sim do nosso “sistema elétrico”, os nervos.
Como identificar a dor nos nervos?
Diferente de uma dor muscular pós-treino, a dor neuropática tem características muito específicas. Fique atento se você sente:
- Formigamento ou dormência: Especialmente em extremidades como mãos e pés.
- Sensação de queimação: Como se a pele estivesse em brasa.
- Choques elétricos: Pontadas agudas que surgem do nada.
- Sensibilidade extrema: Quando até o toque do lençol ou da roupa incomoda (condição conhecida como alodinia).
Esses sintomas são comuns em condições como a Neuropatia Diabética, a Síndrome do Túnel do Carpo ou até mesmo por compressões na coluna (como a dor ciática)
Por que isso acontece?
Com o passar dos anos ou devido a condições como o diabetes, estresse emocional, excesso de álcool no nosso corpo produz mais radicais livres do que consegue neutralizar. Isso gera o chamado estresse oxidativo, que “enferruja” as células nervosas, prejudicando a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.
É aqui que os antioxidantes entram como heróis. Eles ajudam a proteger a integridade dos nervos e a regenerar as células afetadas.
Oportunidades de cuidado: Ativos inteligentes
Na busca por alívio, a ciência destaca substâncias que atuam diretamente no metabolismo do nervo. Um exemplo é o ácido alfa-lipóico, muitas vezes encontrado em formas de alta pureza como o Betteral®.
Diferente de antioxidantes comuns, esse ativo é considerado um “antioxidante universal” porque consegue atuar tanto em meios aquosos quanto em gordura, alcançando todas as partes das células nervosas. Estudos mostram que ele não só ajuda a combater a inflamação, mas também melhora o fluxo sanguíneo para os nervos, ajudando-os a “respirar” e funcionar melhor.
Não ignore os sinais
Sentir dor não é normal, e o diagnóstico precoce é fundamental para evitar danos permanentes aos nervos. Se você se identificou com os sintomas descritos, o primeiro passo é buscar a orientação de um neurologista ou profissional de saúde qualificado.
Na Curante, acreditamos que cada corpo é único. Por isso, soluções personalizadas podem ajudar a fornecer a dosagem exata que o seu organismo precisa para combater o estresse oxidativo e resgatar o seu bem-estar.